O presidente Xi presentea o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, com o “Vaso da Paz”. O presente, segue o design dos artefactos de bronze “Zun” da China antiga, envolvendo técnicas artesanais avançadas. Por seu turno, Ban Ki-moon reconheceu o significado dos sete pombos e do sol esculpidos na obra e fez votos para que a paz no mundo seja valorizada.
O “Vaso da Paz”, como foi apelidado, foi inspirado em objetos da China antiga talhados em bronze e representa o desejo de 1.3 bilhões de chineses de assegurar a paz no mundo, disse o presidente Xi.
O presidente prosseguiu explicando que a obra não representa apenas a longevidade e modernidade da civilização chinesa hodierna, mas também a aprendizagem mútua entre todas as civilizações e culturas do mundo, o progresso social e o desenvolvimento.
O “Vaso da Paz” veicula o desejo e a crença do povo chinês na manutenção da paz, no desenvolvimento e cooperação entre os povos - valores coincidentes com o espírito proposto na Carta das Nações Unidas - afiançou o líder chinês.
Nas próximas décadas, a China espera poder trabalhar em conjunto com outras nações para atingir o sonho da ONU, proseguiu.
Ban Ki-moon, que começou por agradecer a oferenda, referiu que esta representa os valores comuns presentes na relação de cooperação entre a China e a ONU.
Tendo o vermelho como cor predominante, o “Vaso da Paz” está decorado com ornamentos no formato de dragões no topo, simbolizando a busca da paz e cabeças de elefante, e gravuras da fénix em ambos os lados, cujo simbolismo está associado à harmonia social.
O corpo do vaso está decorado com vários padrões auspiciosos e elementos alusivos à Rota da Seda, cuja história faz jus ao intercâmbio cultural e à cooperação entre os povos.
O vaso possui ainda, como já referido anteriormente, sete pombos, referentes aos 70 anos que a UN tem vindo a lutar pela paz no mundo.
|
Pesquisar este blog
segunda-feira, 28 de setembro de 2015
China presentea a ONU com “Vaso da Paz” nas comemorações do 70º aniversário da instituição
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário