Grutas de Mogao |
Além da preservação das grutas, também é necessário passar a herança cultural antiga para as novas gerações e mantê-la viva na era moderna. Dois herdeiros representativos têm compartilhado os seus esforços em proteger e continuar essas tradições.
Modernizar a forma tradicional de fazer esculturas
Du Yongwei é um escultor que esculpe esculturas coloridas de Dunhuang. Ele é um dos poucos artistas que ainda usam métodos tradicionais herdados dos antepassados. Essa técnica que pode produzir esculturas com uma longevidade de mais de mil anos, como as esculturas nas Grutas Mogao, foi listada como patrimônio mundial intangível da Província de Gansu em 2008.
Du está a considerar como usar as técnicas tradicionais para as aplicar à modernidade, combinando a beleza antiga com a moderna.
Ele também está ensinando aos estudantes de artes, as técnicas tradicionais, convidando-os para visitar o seu estúdio para ganhar experiência pessoal. Como poucos artistas ainda estão usando a técnica tradicional, Du está preocupado, “Espero que as técnicas tradicionais possam ser passadas de geração a geração e estou fazendo o máximo esforço para isso”.
Decalcar pinturas murais pode embelezá-las
Numerosos pintores estão copiando pinturas murais das Grutas Mogao, mas as pinturas feitas por Gao Shan
são especialmente impressionantes. Quando entram no seu estúdio, os visitantes têm uma ilusão de estar em uma das cavernas de Mogao.
Gao Shan desenha com papel colado à parede para emular as suas características. As suas obras demonstram as texturas das pinturas murais que tomam a aparência de relíquias ao invés de novas criações. Ao mesmo tempo, ele substitui partes desaparecidas das pinturas originais e reajusta o tom da pele das personagens para fazer a pintura geral mais agradável para os olhos dos apreciadores de arte moderna.
Fonte: Diário do Povo Online
Abaixo voce conhece um dos roteiros que a CHINATUR elaborou para a Provincia de Gansu, onde tem visita nas Grutas
Código de Tour: F13A
Duração: 4 dias / 3 noites
Destinos: Lanzhou, Xiahe, Lanzhou
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário