Digite aqui o assunto que busca

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Ana Maria, diretora da Chinatur, fala um pouco sobre o Ano Novo Japones

Fim de Ano e Ano Novo japonês

ano novo japonês é um bom desafio a descobrir! fim de ano japonês, é muito diferente das festas de fim de ano do mundo ocidental.
Tradições de Ano novo japonês
Hatsumode
Se optar por ir passar o Fim de Novo ao Japão, pode acompanhar as multidões que cumprem o Hatsumode, isto é, que fazem a sua primeira visita do ano a um santuário, ou templo. A visita faz-se à meia-noite na véspera de Fim de Ano, quando o sino de templo tocar. Esta celebração é realizada em quase todos os santuário e templos no Japão

Conte com um tempo de espera, para fazer a sua visita a Nestes locais sagrados, pode-se comprar amuletos da sorte para ter um ano novo, feliz.

Como templos mais procurados e famosos temos: Em Tóquio – Santuário Meiji; Em Kyoto- Fushimi Inari Taisha: Em Osaka- Sumiyoshi Taisha.

Antes da meia-noite, os sinos dos templos e santuários, tocam lentamente 108 vezes,  por todo o Japão (joya-no-kane). Estas badaladas do sino, purificam os 108 desejos mundanos. Então, os japoneses dão as boas-vindas ao novo ano.

É uma tradição japonesa enviar presentes e postais de fim de ano, para serem entregues no dia de Ano Novo japonês.
Nengajo
Otoshidama
Oshogatsu (お諸月): No Ano Novo é comum as pessoas enviarem o Nengajo, uma espécie de cartão postal, para os familiares, amigos e colegas de trabalho. As crianças também costumam ganhar dos pais e parentes próximos, o Otoshidama, um envelope com uma certa quantidade de dinheiro. O valor colocado pode variar de ¥1.000 a ¥10.000, dependendo da idade da criança.

A família é muito importante para os japoneses, daí que costumem passar a passagem de ano com a família. Em família comem soba (macarrão de trigo sarraceno) que  simboliza a longevidade e bolo de arroz (mochi). Na noite de passagem de ano os japoneses saúdam-se dizendo “Yoi otoshiwo”, isto é “Tenha um bom ano”.
Os japoneses aproveitam esta época do ano para fazer uma limpeza profunda aos escritórios, casas e escolas. Desta forma começam o ano novo num estado limpo.
Fazendo parte das tradições de Ano novo japonês, muitas mulheres vestem quimono, e maiko (aprendiz de gueixa), no Ano Novo.
A cidade japonesa de Kyoto fica mágica e deslumbrante e absolutamente espetacular durante a altura da passagem de ano japonês


Fonte: Internet

A CHINATUR faz também o Japão, veja alguns roteiros:



                               www.chinatur.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário