Também na China o Natal começa a ter alguma influência. Sobretudo pela abertura do país e o desejo dos jovens em imitarem tudo o que seja ocidental. Todavia, o lado religioso do Natal é celebrado só pelas pequenas comunidades cristãs espalhadas pela China. Para elas, o Natal é uma das mais importantes festas do ano. É comum ver as igrejas cheias de crentes, mas também de visitantes que, por curiosidade, se associam às celebrações.
Festival das Lanternas Vermelhas em Hong Kong |
As características chinesas do Natal são as seguintes:
Decorações: as luzes festivas em Hong Kong , Macau, Taipé e Pequim atraem pessoas locais e turistas numa demonstração invulgar de cor e decorações natalícias. De entre as decorações sobressai a árvore de Natal brilhantemente decorada com luzes e ornamentos. Em Pequim, as árvores de Natal estão a tornar-se um cenário comum nesta época, acompanhadas por lâmpadas de néon e as boas-festas do Pai Natal «Shen-dan jie lao-ren».
O Pai Natal é também uma figura popular durante quadra natalícia. Na cidade de Taipé torna-se o maior angariador de dinheiro para fundações. Uma delas, no ano passado, em Taipé, tinha como lema «Ilumina uma vida», e patrocinava obras de caridade. Por cada oferta de mil dólares locais, era acesa uma luz na mega-árvore de Natal situada na sede central do banco organizador da campanha.
Troca de presentes: a tradição da oferta e troca de presentes no Natal começou com os três Reis Magos e também está se difundindo na China. O Natal é definido como um tempo mágico em que os sonhos e desejos se realizam. É um tempo em que não se pensa só nos entes queridos mas também nos outros. Além disso, há cânticos de Natal e troca de boas-festas.
para você e sua família.
Nenhum comentário:
Postar um comentário