Digite aqui o assunto que busca

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Cinco pratos indispensáveis no jantar de véspera do Ano Novo Chinês

  BEIJING, 1 de fev (Diário do Povo Online) – O Ano do Macaco está à porta. A celebração mais importante no Ano Novo Chinês é, talvez, o jantar na véspera da virada, quando os membros da família se reúnem para saborear os pratos típicos dessa data.

  Alguns pratos são indispensáveis na mesa do jantar de véspera do Ano Novo Chinês. Embora existam diferentes costumes nesse vasto país, os cinco pratos a seguir são típicos em qualquer família.


1 - Ravióli chinês (jiaozi)

  O ravióli chinês (jiaozi) é a comida favorita dos habitantes no norte da China por várias razões. Por um lado, é bem saboroso, e por outro, eles parecem lingotes de ouro. Ao comê-los, as pessoas esperam por mais riqueza no novo ano que se inicia.


2 - Peixe

O peixe é essencial para o jantar porque a palavra chinesa para “peixe”, “yu”, é um homófono para "saldo" ou "excedente". As pessoas preparam mas não comem o peixe na noite da véspera mas esperam alguns dias para saboreá-lo. Eles acreditam que com isso vão ter excedente financeiro durante o restante do ano.



3 - Comida redonda

Os chineses gostam de comer comidas redondas porque a palavra chinesa para “redondo” também significa reunião. Dois tipos de comida redondas são típicas no jantar na véspera do ano novo: almôndegas e Tangyuan (bolinhas de farinha de arroz glutinoso servido com sopa).


4 - Hot pot

O hot pot é com certeza a melhor opção durante o frio do Ano Novo Chinês. Ela é a melhor forma de se socializar durante o jantar pois as pessoas se reúnem em torno da mesa, cozinhando e compartilhando da mesma comida cozinhada em uma mesma panela.



5 - Frango

“Sem frango, não há festa.” Este é um provérbio em Hong Kong, Macau e nas províncias de Guangdong, Guangxi e Hainan, no sul da China. Para os habitantes locais, a melhor receita de frango é um prato típico cantonês, com um frango inteiro cozido e servido com gengibre e cebolinha picada.

Fonte: 

Alguns links relacionados com costumes e previsões para o Ano Novo Chinês que se iniciará em
08 de Fevereiro.

Celebrando o ano novo chinês




Nenhum comentário:

Postar um comentário