Digite aqui o assunto que busca

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Petrobras assina acordo de US$ 10 bi com banco chinês em troca de petróleo


A maior empresa brasileira de petróleo, Petrobras, assinou na última sexta-feira (26) um termo de compromisso com o Banco de Desenvolvimento da China (CDB, na sigla em inglês) para o financiamento de US$ 10 bilhões de dólares em troca do fornecimento de petróleo a empresas chinesas, informou a companhia.

No comunicado, a petroleira sublinhou que em paralelo a assinatura do acordo, as duas partes já estão negociando as minutas do contrato de financiamento. A assinatura foi feita pelos presidentes de ambas as empresas, Aldemir Bendine por parte da Petrobras e Zheng Zhijie por parte do banco CDB.

Os documentos preveem a execução de um acordo comercial de fornecimento de petróleo para as empresas chinesas em bases similares ao executado por ambas as partes em 2009, quando a estatal brasileira se comprometeu a entregar à empresa chinesa ‘Sinopec’ 150 mil barris diários no primeiro ano de contrato e 200 mil diários nos outros nove anos seguintes, em troca de um empréstimo de 10 bilhões de dólares.


Segundo a Petrobras, o novo contrato é resultado do acordo de cooperação assinado entre a Petrobras e o CDB em 2015, durante a visita do primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, ao Brasil.


Fonte: 29 fev (Diário do Povo Online)



Nenhum comentário:

Postar um comentário