Digite aqui o assunto que busca

segunda-feira, 28 de março de 2016

Wuzhen, vila de mil anos no sudeste da China - A Veneza Chinesa

No sudeste chinês, existe uma vila pequena e tranquila de mil anos de história. Seu estilo arquitetônico singelo e o ambiente cultural profundo sempre atraem turistas chineses e estrangeiros. 


Wuzhen localiza-se perto da cidade de Tongxiang, na província de Zhejiang. 

Partindo de Hangzhou, capital da província, dá para chegar à vila em cerca de uma hora. 

Construída à beira d'água, a vila é atravessada pelo Grande Canal Beijing-Hangzhou, que a divide em 4 áreas, a saber, Dongshan, Xishan, Nanshan e Beishan. 

Wuzhen mantém as características especiais das vilas aquáticas do sudeste da China. Os rios formam a rede de transporte, as casas são construídas à margem dos canais. 

"As casas representam a característica arquitetônica da vila. São originais. As construções têm um nome bonito: Casas Dormindo Sobre Águas. Todas têm mais de cem anos de história."
Em Wuzhen, as casas à beira d'água estão em toda parte. Algumas delas avançam sobre o rio, sustentadas por pilares de madeira ou pedra. Quem vive nesse tipo de construção, pode ter o prazer de apreciar a paisagem aquática através da própria janela.

Com mil anos de história, Wuzhen tem um rico patrimônio cultural, que é a alma da vila. Por isso, além das pontes, dos canais e do casario, a atmosfera histórica e cultural é o que torna Wuzhen mais atraente do que as vilas comuns na região. 

"A maior característica de Wuzhen é a cultura, que também é a maior atração para os turistas."
Wuzhen Theatre

Atualmente, os bairros Dongshan e Xishan de Wuzhen são abertos ao público. Em Dongshan, existem muitos pequenos museus, como Museu de Cama do Sudeste, Museu de Folclore do Sudeste, Museu de Escultura de Madeira. Apesar da pequena dimensão, os museus concentram a história centenária do folclore regional. 


Em Wuzhen, os rios são ruas. 


Os barcos são o meio de transporte mais comum dos moradores. Na visita, os turistas podem tomar o barco do bairro turístico Dongshan a Xishan, enquanto experimentam o sossego e a beleza do local.





Fonte: Diário do Povo Online



Nenhum comentário:

Postar um comentário