Digite aqui o assunto que busca

sexta-feira, 8 de abril de 2016

Ana Maria, diretora da Chinatur conta um pouco sobre as curiosidades do Japão e sua cultura

O Japão é um país com uma cultura riquíssima e muito interessante, com costumes bem diferentes dos nossos.
Para você entender mais sobre os hábitos e os comportamentos dos japoneses, tome conhecimento sobre algumas curiosidades sobre o país e seu povo. Assim, quando você for visitar a "terra do Sol nascente", saberá de várias coisas que te ajudará a se sentir mais "em casa".
japao-airbnb1
Comidas em vitrines:
No Japão, é comum os restaurantes disporem as comidas do seu cardápio em mostruários na sua fachada ou dentro de vitrines. Isso facilita a escolha do prato, principalmente se você não souber ler o cardápio na língua oferecida. As comidas são feitas de plástico, PVC ou silicone e são mega realistas: nem dá para perceber que são de mentira!
japao-airbnb2
Hábitos na hora de comer
Os japoneses fazem barulho com a boca quando estão comendo. Ao contrário das nossas regras de etiqueta, no Japão isso é sinal de que a comida está gostosa. Além disso, eles comem até o último grão de arroz do prato (resquício dos tempos de guerra, em que não se podia desperdiçar comida). 
japao-airbnb3
Máquinas de rua
Japoneses adoram praticidade. Por essa razão, você encontra maquininhas de venda pelas ruas em grande quantidade e que vendem de tudo --desde bebidas e guloseimas até frutas, verduras, guarda-chuvas e roupas íntimas. 

Educação e cumprimento
Os japoneses são conhecidos por ser um povo muito educado. E, de fato, eles são. Para cumprimentar alguém, abaixam a cabeça como sinal de respeito e reverência. Quando esbarram com alguém na rua, param e pedem desculpas na hora. E, assim que você entrar em qualquer estabelecimento comercial, vai ouvir de todos os atendentes um "irashaimase", que significa "bem-vindo". 
japao-airbnb6Hábito de tirar os sapatos
Os japoneses têm o costume de tirar os sapatos antes de entrar em casa, para não trazer a impureza de fora para dentro dos seus lares. Assim, eles usam calçados diferentes quando estão dentro de casa. Existem até mesmo chinelos específicos para usar quando se vai ao banheiro (e jamais devem ser usados fora de um).
japao-airbnb8Visitas a templos
As religiões mais comuns no Japão são o budismo e o xintoísmo. É muito comum ver os japoneses visitando templos para fazer suas rezas e tocar sinos. Uma tradição muito importante é a do "Oshougatsu", o Ano Novo japonês. No primeiro dia do ano, os japoneses vão aos templos para fazer seus pedidos para o novo ano e pendurar sua sorte em pequenos papéis em árvores.
japao-airbnb10Meca dos games e dos mangás
Foi no Japão que surgiu muitos dos games que conhecemos hoje. Passeie pelo bairro de Akihabara, em Tóquio, e descubra a verdadeira meca dos games, animes (desenhos animados) e mangás (tradicionais gibis japoneses).

Fonte: Viagem livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário