Digite aqui o assunto que busca

quarta-feira, 18 de maio de 2016

Um guia dos museus de Beijing para o Dia Internacional dos Museus

  No dia 18 de maio, data em que se celebra o Dia Internacional dos Museus, o Diário do Povo Online apresenta um guia dos museus da capital chinesa.

De acordo com a administração Municipal do Patrimônio Cultural de Beijing, 97 museus estão abertos ao público de graça hoje, e 91 atividades comemorativas serão realizadas na capital. Aqui estão algumas delas.

Uma pintura, entre os 36 tesouros mais preciosos do museu, em exibição durante uma conferência de imprensa sobre o dia internacional dos museus.  [Foto/cri.cn]

Museu da Capital

  O museu vai apresentar um evento chamado "Noite dos Museus", em colaboração com a Federação de Voluntários de Beijing. Hoje à noite o museu irá abrir todas as suas salas de exposição e convidar mais de mil voluntários de todas as áreas para fazer um passeio noturno no museu.

Além disso, o museu também terá atividades interativas, incluindo escrita em pergaminhos de bambu.

Como 18 de maio também marca o 10º aniversário do novo edifício do museu, a instituição planeja presentear seus seguidores no Weibo – o Twitter da China - enviando livros para aqueles que compartilharem suas memórias no museu online.

Museu da Arquitetura Tradicional de Pequim

O museu será aberto ao público gratuitamente no dia internacional dos museus (hoje) e um evento de identificação de relíquias históricas será realizado. Porcelana, pinturas e caligrafia, bem como outros itens antigos poderão ser levados para o local para verificação. Um total de 200 entradas serão distribuídas com antecedência e cada visitante poderá pedir a verificação de três itens sem qualquer custo. [Foto/Arquivo]

Museu do Automóvel de Pequim

  Uma exposição de fotografia intitulada "Vida sobre rodas" mostrando a cultura automobilística nos EUA e na China será inaugurada hoje no Museu do Automóvel de Pequim. Este ano é também o ano do turismo China-EUA.

A exposição, que mostra mais de 150 trabalhos fotográficos, vai mostrar a vida de pessoas “sobre rodas” nos EUA na década de 1950 e na China de hoje, e explorar as mudanças sociais trazidas pela expansão da indústria automobilística. [Foto/automuseum.org]

Museu dos jardins chineses e da arquitetura paisagística

Vista do Museu dos jardins chineses e da arquitetura paisagística [Foto/gardensmuseum.cn]

O museu prepara várias exposições para o dia dos museus com destaque para "Artes de imitação do dos murais do palácio Yongle da Dinastia Ming" e "Arte em chita azul de Nantong". As 37 pinturas em exposição são imitações muito preciosas que reproduzem o charme dos tradicionais murais chineses. A exposição de artes em chita azul, como uma das exposições da série de patrimônio cultural intangível do país, explica a origem e o desenvolvimento dessa arte.

Museu Nacional de Arte da China

Uma escultura de Lu Xun feita por Zhang Songhe está entre as exibições do Museu National de Arte da China. [Foto/namoc.org]

As sete exposições atuais permitem que o público possa adquirir um maior conhecimento sobre o desenvolvimento da arte moderna chinesa seguindo os passos do mestre literário Lu Xun. Da mesma forma, as pessoas poderão saber mais sobre a arte francesa e ver uma exposição de fotografias que mostram Hong Kong nos anos de 1950 e 1960 pelas lentes do fotógrafo Zhao Xianzao.

Museu de Arte de Pequim

Uma estátua de Buda está entre as peças em exibição no Museu de Arte de Pequim. [Foto/bjartmuseum.com]

O museu terá uma palestra no dia do museu na qual especialistas convidados vão apresentar destaques da atual exposição de artefatos das dinastias Ming e Qing.

Fonte: Diário do Povo Online    18.05.2016

Imagens do interior de alguns museus em Beijing - China




Nenhum comentário:

Postar um comentário