Digite aqui o assunto que busca

segunda-feira, 11 de julho de 2016

Turismo em Beijing - China


As casas-pátios (siheyuan) são as moradias mais representativas de Beijing. Surgidas na dinastia Yuan (1271-1368), quando a cidade foi elevada à condição de capital, elas são onipresentes na capital, com suas vigas esculpidas, pilares pintados e pátios tranquilos que dão um toque de sutil elegância à cidade.Resultado de imagem para siheyuan
O layout padrão de uma siheyuan é o de um pátio de formato quadrangular, com edificações em volta – o quarto principal ao norte, as alas leste e oeste e o quarto dos fundos. Antigamente eram conhecidas como "casas de quatro lados", referência ao pátio delimitado pelas construções em seus quatro lados. A edificação ao norte, voltada para o sul, é considerada o quarto principal.

Resultado de imagem para siheyuan

As que ficam ao lado dessa edificação principal, voltadas para leste e oeste, são os quartos-ala. A edificação de face norte é chamada de quarto dos fundos. Todas são interligadas por passagens lindamente decoradas. Em geral, uma parede vazada para dentro do portão preserva a privacidade, mas segundo a superstição também serve para proteger a casa dos maus espíritos.

Resultado de imagem para siheyuan


O pátio espaçoso é um lugar ideal para plantar romãzeiras, jujubas, caquizeiros e a florida macieira silvestre chinesa, árvores de florescências perfumadas, que trazem uma bem-vinda sombra no verão e dão suculentos frutos no outono.

A junção de várias casas-pátio formam os hutongs, uma espécie de viela cujo agrupamento, por sua vez, chega a formar bairros. Caminhar por eles é a maneira ideal de explorar a cultura, o modo de vida e as tradições dos pequineses. A cidade tem agora mais de sete mil sinuosos hutongs, que testemunham a cultura antiga da cidade e suas mudanças históricas. 

Resultado de imagem para hutongs in beijing
Hutongs

Fonte: Internet



Nenhum comentário:

Postar um comentário