Digite aqui o assunto que busca

terça-feira, 19 de julho de 2016

Um passeio pelo "Mar de Bambu" de Shunan, lembrando uma Terra de Fadas, atrai turistas todas as épocas do ano.



Situado próximo à cidade de Yibin, na província de Sichuan, oeste da China, o Mar de Bambu ocupa uma área de 120 quilômetros quadrados, condição que o coloca no topo do ranking dos bambuzais da China. 

A floresta de bambus se estende por uma região com mais de 500 montanhas cujas altitudes variam entre 600 e 1000 metros acima do nível do mar.


A maioria dos bambus desta região é da variedade Nan. Há bambus fêmeas e machos. Os agricultores mais experientes conseguem distinguir as fêmeas dos machos pelos ramos que nascem no primeiro segmento. Além do bambu Nan, crescem na região outras 58 variedades de 15 espécies de bambus, entre as quais se destaca o Renmian, que significa rosto humano. 

Diferentemente de outros bambus, os nós do Renmian são como triângulos, com uma das bordas arredondadas, que se encaixam, sugerindo o rosto de uma criança gorda. Muitos turistas desconhecem essa variedade e a veem pela primeira vez aqui.

O clima da região que abriga o Mar de Bambu é temperado, com chuvas abundantes. A umidade relativa do ar em Shuanan ultrapassa os 83%. A guia local Xia Dongmei nos conta que a cada estação do ano um novo cenário se revelam.

"Se vierem ao Mar de Bambu de Shunan em março e abril, poderão observar o processo de crescimento dos brotos de bambu Nan e experimentar a alegria de colhê-los. 

Entre abril e julho, é possível apreciar a transformação gradual da cor dos bambus, de amarelo-escuro, a verde-escuro, até esmeralda. Se chegarem aqui no inverno, vão se apaixonar pela neve flutuando no bambuzal."

No Mar de Bambu de Shunan há um vale longo e estreito, onde crescem bambus tão exuberantes que chegam a tapar o céu. Uma ribeira corre ao longo do vale enquanto flores silvestres crescem à beira de suas águas. O vale é muito tranquilo, só se ouvem o murmúrio das águas e o canto dos pássaros, lembrando uma Terra de Fadas. Seu nome é tão poético quanto a paisagem: Vale do Esquecimento da Tristeza.


"O Vale do Esquecimento da Tristeza é um dos pontos turísticos mais representativos do bambuzal de Shunan. O ar aqui é muito fresco. O teor de íons negativos por metro cúbico de ar ultrapassa os 6 mil. 


Com um clima agradável e ambiente tranquilo, o Mar de Bambu de Shunan atrai turistas em todas as épocas do ano. O Sr. Yang e outras 20 pessoas ficaram hospedados por três dias em uma pousada no meio do bambuzal. Para ele, faltou tempo para contemplar melhor a bela paisagem.

"Somos naturais de Xian, noroeste do país. Viemos aqui interessados pela fama da paisagem do bambuzal. A paisagem natural é muito bonita. O ar é tão fresco que depois não conseguimos respirar na cidade."

Fonte: CRIOnline


Nenhum comentário:

Postar um comentário