Digite aqui o assunto que busca

Siga-nos por e-mail

sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Medicina tradicional chinesa ganha o mundo

Praticada há milênios na China, a MTC (Medicina Tradicional Chinesa), vem ganhando popularidade em escala global.

Resultado de imagem para medicina tradicional chinesa

"A medicina tradicional chinesa (MTC) me ajudou quando meus médicos não conseguiram encontrar nenhuma maneira eficaz de tratar da minha doença". Comentários como este, ou similares são emitidos com frequencia por pacientes que foram tratados com a MTC. 



Resultado de imagem para medicina tradicional chinesaA medicina tradicional chinesa e a medicina ocidental estão visivelmente a mundos de distância quanto ao seu design e filosofia. A medicina ocidental caracteriza-se por uma exploração continua das doenças e de suas consequências. Os médicos especializam-se em partes definidas do corpo humano. A medicina ocidental coloca foco no tratamento das doenças, mas não adota uma visão holística em relação ao corpo humano. Já a MTC concentra a atenção no corpo humano como um todo, e não tanto em uma doença específica. O corpo, o mundo interior, o espírito e o ambiente vital são elementos que constituem um todo harmonioso.
As doenças acontecem quando essa harmonia é perturbada. A fim de fazer um diagnóstico com uma abordagem universal desse tipo, os médicos da MTC precisam prestar atenção especial aos pacientes, observa-los de perto e analisar sua história pessoal.

 A ventosaterapia é uma técnica milenar que utiliza a sucção como forma terapêutica

Resultado de imagem para ventosaterapiaBaseado no princípio oriental ‘água parada apodrece’ foi criada a ventosaterapia. 

Espécie de acupuntura com ventosas. O vácuo criado pelos bulbos força a irrigação dos músculos pelo sangue,com inúmeros benefícios.


Interesse mundial: embora a MTC tenha uma história de alguns milhares de anos, ela se tornou conhecida da cultura ocidental apenas há algumas décadas. Alguns estudiosos europeus foram os primeiros a tomar conhecimento da MTC nos séculos XVII e XVIII; no entanto, seu conhecimento das práticas específicas loso se perdeu. A MTC obteve novamente atenção real na década de 1971.

Resultado de imagem para medicina tradicional chinesaSegundo a OMS a MTC é praticada em mais de 170 países e regiões do mundo, e a acupuntura está sendo usada como método de cura em mais de 100 países. Existem mais de 80 mil clinicas de MTC, com cerca de 300 mil médicos. Mais de 80 paises tem assinado acordos de cooperação com a China no campo da MTC.







Fonte: Revista China Hoje



Nenhum comentário:

Postar um comentário