Digite aqui o assunto que busca

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Floração das cerejeiras no Japão - A CHINATUR tem um ROTEIRO ESPECIAL com GUIA BRASILEIRA acompanhando todo o período da viagem.

E essa época é uma das mais bonitas pra visitar o Japão, já que é quando as flores de cerejeiras, chamadas popularmente “Sakura” (flor símbolo do Japão) florescem. Elas começam a florescer a partir da região sul e vão subindo para as outras regiões do país, isso acontece no fim de março à começo de abril, quando tem uma elevação da temperatura. 

Osaka (2n) – Kyoto (3n) – Gero (1n) – Hakone (1n) – Tokyo (3n)

O desabrochar do sakura é tão importante para o povo japonês que tem até previsão especial do início do florescer e pico por cidade. São divulgados boletins pela tv, jornal e internet.

sakura japao parque ochiai

São mais de 300 espécies, as mais comuns variam entre cores brancas e várias tonalidades de rosa. Era a flor escolhida como símbolo pelos samurais pela sua simbologia, que como a flor tinham uma vida curta. Ela também está presente na moeda de 100 ienes.

shonai park nagoya japao-4

O sakura era originalmente usado para comemorar a colheita e anunciar a estação de plantação de arroz. Tem uma lenda quanto ao seu surgimento, de que uma princesa teria caído do céu nas proximidades do Monte Fuji e se transformou nesta linda flor.
O costume é ir apreciar as flores (hanami), fazendo piquenique e participando de festivais, chamados Sakura Matsuri. Sendo uma tradição milenar, desde o tempo da Corte Imperial de Kyoto, onde o Imperador Saga (período Heian), adotou a prática do hanami, com festas de contemplação de flores, com banquetes e sakê.

sakura japao

Com as pétalas são feitos chás, usados em casamentos e ocasiões festivas. E surgem uma infinidade de produtos com gosto (essência) de sakura, desde bolos, chocolates, sucos, sorvetes, etc.

Haikai de Ôshima Ryôta


Talvez, o que melhor represente a fugacidade da 
Sakura seja o Haikai, famosa composição poética oriental formada somente por três versos:










Yozakura em Kyoto

Fonte: Internet


Nenhum comentário:

Postar um comentário