Digite aqui o assunto que busca

Siga-nos por e-mail

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Dez costumes surpreendentes do Ano-Novo Lunar chinês


Beijing, 2 fev -- Feliz Ano-Novo Chinês 2017 -- o ano lunar do galo. O período das festas do Ano-Novo Lunar começaram em 27 de janeiro e duram 15 dias. 

Quer saber o que os chineses fazem no período? Os seguintes costumes e tabus podem lhe dar algumas ideias.

Resultado de imagem para costumes chineses no ano novo

1. As datas variam
A data do Ano-Novo Lunar da China tem base numa combinação de movimentos lunares e solares e por isso varia a cada ano. Celebra-se sempre entre 21 de janeiro e 20 de fevereiro.
2. O Ano-Novo Lunar chinês é nomeado segundo os animais do zodíaco.
No total há 12 signos do zodíaco em um ciclo: rato, boi, tigre, coelho, dragão, cobra, cavalo, carneiro, macaco, galo, cão e porco. O zodíaco começa tradicionalmente com o rato e termina com o porco. O zodíaco chinês e sua variação são populares em alguns países do Leste Asiático, por exemplo Vietnã, Japão e Mongólia.
3. A maior migração humana acontece durante o feriado do Ano-Novo Lunar chinês.
Cerca de 200 milhões de chineses da parte continental viajam uma longa distância por uma reunião anual na terra natal com seus familiares; 3,5 bilhões de viagens são feitas durante o período de 15 dias, o maior número do tipo no mundo.
4. Há o maior consumo de fogo de artifício no mundo.
Na meia-noite da véspera do Ano-Novo Lunar, ou "chuxi" em chinês, é uma tradição acender fogos de artifício para se despedir do ano velho e receber o novo. Nenhum outro lugar no mundo supera a China no consumo de fogos de artifício porque os chineses acreditam que o barulho afasta os espíritos ruins.
Resultado de imagem para fogos de artificio na china
Resultado de imagem para festival das lanternas china5. A celebração do Ano-Novo Lunar encerra com o Festival das Lanternas.
Na 15ª noite do primeiro mês lunar, famílias chinesas reúnem-se para jantar e acender lanternas. Os chineses escrevem votos nas lanternas e as enviam ao céu ou para flutuar na água para lembrar aos deuses de seus votos.
6. Durante o período de 15 dias da festa, cada dia tem uma agenda especial.
A celebração do Ano-Novo Chinês dura 15 dias, e cada um tem uma agenda especial. Por exemplo, o primeiro dia do Ano-Novo Lunar é para visitar os idosos da família e no segundo filhas casadas visitam seus pais.
Resultado de imagem para tabus chineses no ano novo
Também há tabus durante estes dias. Segundo a superstição chinesa, se você fizer certas coisas, poderá ter azar ou encontrar espíritos malvados neste ano novo.
1. Evite tomar medicamentos.
É um tabu uma pessoa tomar medicamentos no primeiro dia do mês lunar. As pessoas acreditam que tomar medicamentos os deixa doentes durante o ano inteiro.
2. Pague as dívidas antes da véspera do Ano-Novo Luar.
Se você tiver pedido dinheiro emprestado a amigos, pague a dívida antes do Ano-Novo Lunar. Também é proibido emprestar dinheiro no primeiro dia do mês lunar.
3. Não deve fazer trabalhos de agulha.
O uso de faca e tesoura deve ser evitado para não ocorrer nenhum acidente. Machucar a si próprio ou os outros é de mau agouro.
4. Evite cortar cabelo no primeiro mês lunar.
Os chineses acreditam que um corte de cabelo no primeiro mês lunar prejudicará o seu tio materno, apesar de não se saber como isso acontecerá.

Dez costumes surpreendentes do Ano-Novo Lunar chinês

O período das festas do Ano-Novo Lunar começa em 27 de janeiro e dura 15 dias. Quer saber o que os chineses fazem no período?
Fonte: Agência Xinhua
                                   


Nenhum comentário:

Postar um comentário