Shanghai é uma cidade com tantas, mas com tantas opções, que sempre você vai se deparar com algo que nunca tinha visto, nem sequer imaginado que existia, mesmo já tendo passado por Shanghai outras vezes.
Passeando por umas ruazinhas bem locais, na velha e instigante China , e numa determinada viela você dá de cara com o Templo de Confúcio ou文庙 – Wen Miao, como é chamado em mandarim.
Com certeza, mais um desses locais denominado como ‘o paraíso no meio no caos’. Porque se está andando numas ruas cheias de gente, comércio, carros e pedestres disputando seu lugar nas ruelas, crianças correndo, e, de repente, se cruza um portão e tudo se transforma em paz, silêncio e beleza ímpar.
E é interessante como a China está repleta desses lugares inspiradores.
O Templo
O Templo de Confúcio, é um templo confucionista e semelhante ao templo original de Confúcio em sua cidade natal Qufu e ao que existe em Beijing, mas em menor escala.
Wen Miao é o único complexo de arquitetura antiga em Shanghai, com uma história de mais de 700 anos em memória ao grande sábio chinês – Confúcio (孔子). O templo serviu como instituição de ensino superior e um local de descobertas de talentos. Cerca de 279 estudantes do templo foram selecionados com êxito nos mais altos exames imperiais e serviram como funcionários superiores na corte, durante as dinastias Yuan, Ming e Qing.
Fundado em 1296, durante a Dinastia Yuan, sofreu grandes danos durante a história da China, em especial na Rebelião Taiping (meados do século 19) e na Revolução Cultural (década de 1960). Em 1995, o governo decidiu reconstruir o templo, sendo fiel à sua arquitetura e características originais. A maioria dos edifícios atuais foram reconstruídos ou restaurados em 1999 para comemorar o aniversário de 2.550 anos de Confúcio.
O templo possuis vários espaços, incluindo pequenos museus, jardins, salas de aula.
Uma sala contém uma coleção de bules de vários materiais e épocas.
Proteção aos estudantes
Confúcio é o grande mestre da China antiga, professor, poeta e o patrono da educação.
Por isso, até os dias de hoje, os estudantes vão ao templo pedir ajuda, proteção e inspiração quando precisam realizar os exames escolares ou os testes de admissão nas universidades.
Fonte: China Minha Vida
Nenhum comentário:
Postar um comentário