Digite aqui o assunto que busca

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Turismo no Japão - Os mais belos castelos medievais do Japão


Castelos japoneses, ícones da arquitetura medieval nipônica


Castelo de Matsumoto 1Se tem uma coisa que vale a pena conhecer no Japão, são seus seculares e belíssimos castelos medievais, que encantam os turistas devido a sua arquitetura única e seu charme feudal.
Os primeiros castelos foram construídos no século XIV, porém foi nos séculos XVI e XVII que a maior parte deles foram construídos. A maioria das construções estão em planaltos e no topo das montanhas, como uma forma de defesa aos ataques frequentes da época.
Após a unificação do Japão, sob Nobunaga Oda, os castelos passaram a ficar maiores e mais belos. Os Castelos simbolizavam o poder dos senhores da época e as cidades onde mantinham esses castelos eram chamados de Jokamachi.
Há vários tipos diferentes de estruturas, tais como castelos donjons (Tenshukaku) e torres de guarda (Yagura). Se você tiver curiosidade de saber mais a respeito, confira a História sobre os castelos japoneses.

Abaixo está alguns dos castelos mais populares do Japão:

 Castelo de Himeji


O Castelo de Himeji, também conhecido como Hakurojō ou Shirasagijō devido ao seu brilhante exterior branco, é um complexo palaciano com 82 edifícios de madeira, localizado na cidade de Himeji, Província de Hyogo, no Japão.

É conhecido como Castelo Heron Branco, devido a sua vasta pintura branca e a melhor época para visitá-lo é durante a temporada de flor de cerejeira.


 Castelo de Matsumoto


O Matsumoto-jo, também conhecido em português como Castelo de Matsumoto, é um dos "Três Famosos Castelos" do Japão, juntamente com o Himeji-jo e com o Kumamoto-jo.

Cercado por um lago cheio de cisnes e patos, o exterior preto do Castelo lhe valeu o apelido de Castelo do Corvo. A melhor época para visitar esta obra-prima da arquitetura japonesa medieval é no inverno, quando as paredes escuras ficam cobertas de neve, causando um interessante contraste.


 Castelo de Osaka


O castelo encontra-se numa área com cerca de um quilômetro quadrado, no interior do Parque Público do Castelo de Osaka (大阪城公園, Ōsaka-jō kōen). Foi erguido sobre duas plataformas preenchidas de terra, com muralhas de pedra aparelhada, cercado por um fosso inundado, à semelhança dos castelos europeus.
O edifício central possui cinco andares na parte exterior e oito no interior (servidos atualmente por um elevador). Foi construído por cima de uma alta fundação de pedra, de forma a proteger os seus ocupantes dos ataques que poderiam vir do exterior
O castelo está aberto ao público, tendo fácil acesso a partir da Estação Parque Público do Castelo de Osaka (大阪城駅, Ōsaka-jō eki), na linha pendular de Osaka (大阪環状線, Ōsaka-kanjōsen) da JR West. É um popular ponto de atracão durante a estação dos festivais, e especialmente durante a época das cerejeiras em flôr, quando os campos do castelo se cobrem de flores.

 Castelo de Okayama


Localizado no rio Asashi, em Okayama, o Castelo de Okayama mantém a sua aparência feudal, mas é um edifício moderno, com ar condicionado e elevadores. Os turistas que visitam o Castelo podem aprender muito sobre a sua história, através das muitas exposições exibidas no interior do edifício.

 Castelo de Nagoya


Durante a segunda guerra mundial esse castelo foi destruído, tendo como causa um incêndio, devido aos diversos ataques aéreos que o Japão sofreu. Devido a esse incêndio, vários objetos de valor foram perdidos, mas algumas pinturas foram resgatadas e estão sendo preservadas até os dias de hoje. Em 1959 foi feita uma nova construção do castelo de Nagoya, e hoje ele é um dos principais pontos turísticos do Japão. E hoje quem visita esse castelo pode se deparar com estruturas bem feitas e existe um jardim enorme que fica muito bonito na estação primavera.

Castelo de Kumamoto

Resultado de imagem para castelo de kumamoto-japão


O Castelo de Kumamoto está localizado na cidade de Kumamoto e juntamente com Himeji e Matsumoto, é considerado um dos três principais castelos do Japão. Foi construído em 1607, pelo Clã Kato e foi uma das maiores fortalezas do seu tempo. Em 1877, o Castelo de Kumamoto foi totalmente destruído durante a última guerra civil, onde houve um confronto entre um exército samurai antigo e o novo governo Meiji.

Após ser cercada pelos invasores durante 53 dias, o castelo foi queimado até o chão. A estrutura que vemos hoje é uma réplica do antigo Castelo de Kumamoto construída em concreto em 1960. Apesar de sua estrutura não ser mais original, é com certeza, um dos mais belos castelos no Japão.

 Castelo de Matsue

O Castelo de Matsue é um dos poucos castelos medievais remanescentes no Japão, que ainda mantem suas estruturas originais em madeira do Período feudal, ao invés das construções de concreto da maioria dos castelos japoneses. Sua construção começou em 1607 e foi concluída em 1611, durante o governo de Horio Yoshiharo e é o segundo maior castelo do Japão, sendo o terceiro mais alto (30m) e o sexto mais antigo entre os castelos.

 Castelo de Tsuruga

Durante uma guerra civil em 1868 travada entre os partidários Tokugawa e as tropas do novo governo Meiji, no final do Período Edo, o castelo foi severamente danificado. No entanto, no início do século 20, os restos do castelo, incluindo os fossos originais internos e externos e algumas paredes de pedra foram reconstruídos e transformado em parque público, com direito a museu dentro do castelo, um belo jardim e um observatório no último andar.

 Castelo de Hiroshima

O Castelo de Hiroshima também é conhecido como “Castelo das Carpas”, devido às carpas que nadam abundantemente no fosso ao redor do Castelo. Foi construído originalmente em 1592 e serviu como residência da família Asano por mais de 250 anos, até à Restauração Meiji em 1868. Durante a Segunda Guerra Mundial, em 1945, foi totalmente destruído por causa da bomba atômica. Em 1958, foi reconstruída de forma fiel ao original.

O interior da torre de 5 andares é usado como museu, mostrando a história e o sistema feudal da cidade. O jardim do castelo é muito relaxante e fica ainda mais belo durante a primavera que é quando as 350 cerejeiras estão em flor. Do alto do castelo, tem-se uma linda vista sobre o porto de Hiroshima e sobre a Ilha de Miyajima na Baía de Hiroshima, bem como sobre toda a cidade.

 Castelo de Matsuyama



O Castelo de Matsuyama possui 3 andares e foi construído em uma colina em 1627, e é um dos 12 castelos sobreviventes construídos antes do Período Edo. O castelo é rodeado pelo Parque Matsuyama Shiroyama, com mais de 300 cerejeiras. Apesar da principal torre de castelo, Donjon tenha sido reconstruída em 1854, por causa de um incêndio devido a um raio, 21 estruturas, incluindo a torre de menagem e muitos portais, como o Tonashi-mon ainda estão em pé.



 Castelo Inuyama



O Castelo de Inuyama localiza-se em Inuyama, perto de Nagoya e na divisa entre duas províncias, Aichi e Gifu. O Castelo está a 40 metros acima do nível do rio Kiso e é também conhecido como Hakutei-jo (Castelo do Imperador Branco), designado pelo discípulo confucionista Sorai Ogyu durante o período Edo. É um dos 12 castelos que foi construídos antes do Período Edo e possui uma sólida estrutura com quatro pavimentos, sendo dois abaixo do solo.

12. Castelo de Hirosaki

Este castelo foi propriedade da família daimyo Tsugarus de 1610 até o final do Período Edo. Em 1611, seu quinto andar foi concluído, mas foi destruído por um raio em 1627, porém em 1810 foi reconstruído, se mantendo até hoje.

Ao redor do castelo foi construído um parque público em 1903, com mais de 2.600 cerejeiras. Durante o Hanami Festival e Golden Week, é comum ver milhares de pessoas reunidas para desfrutar a floração do sakura.

Fonte: Japão em Foco

A CHINATUR forma regularmente grupos de viagem para o Japão, principalmente para o período de FLORAÇÃO DA CEREJEIRA na Primavera.








Nenhum comentário:

Postar um comentário