Digite aqui o assunto que busca

Siga-nos por e-mail

quarta-feira, 8 de março de 2017

Curiosidades na China - Superstições com os números

A primeira coisa que todos precisam entender é que a fonética do mandarim é muito semelhante em alguns casos e é um costume do chinês associar os sons das palavras e seu significado e aí decidir se gostam ou não. Isso acontece com quase tudo, dos números aos nomes próprios. E isso é o que diferencia a conotação da palavra ser boa ou ruim. E os números, além de serem meio místicos em todos os lugares, de acordo com a cultura local, aqui ainda precisam obedecer à lógica da fonética.
Bons exemplos disso são os números 4 e o 8.
O 4 é temido, odiado, banido de tudo que for possível, alguns edifícios o quarto andar não existe! 
4
E tudo isso porque o som da palavra ‘quatro’ é foneticamente semelhante ao som da palavra morte. Então ninguém quer nada que tenha 4, seja apartamento, escritório, número de celular. Nascer no dia 4 deve ser o maior azar da vida de um chinês e não se comemoram os aniversários de 4 anos e muito menos os de 44 anos, é quase como celebrar a morte na visão deles.
Resultado de imagem para numero 8 na chinaJá o número 8 é o querido, mais amado e adorado por todos os chineses, pois representa sorte, prosperidade, sucesso. A perfeita simetria, o infinito. E também porque o som da palavra oito é semelhante ao som da palavra prosperidade ou fortuna. Mas com ou sem caractere para comparar, o ‘oito’ ganha em disparada de qualquer outro número de sorte na China.
Exemplos estão em todo o canto: as Olimpíadas de Beijing teve sua abertura no dia 08/08/08, às 08:08; se podem escolher o dia para a inauguração de um negócio ou o nascimento dos filhos, esse dia é o 8. Um telefone, placa de carro, número de casa que tem oito tem seus valores inflacionados. Conta bancária então… sinônimo de enriquecimento certo!
E cada um dos números tem seu status de acordo com a fonética. E assim temos os números de sorte e os de azar! Os mais cotados para a boa sorte são:
1 – tem haver com o significado de fidelidade, de amar uma pessoa em toda a vida. Tem uma história de um noivo que presenteou sua noiva no dia o casamento com 111 rosas para provar seu amor eterno.  
2 – é considerado de boa sorte porque todas as coisas boas estão em par. 
3 – tem o som semelhante ao da palavra ‘vida’.
466 – é considerado como um número de boa sorte, pois seu som é semelhante ao som da palavra ‘fluir’. E quando ele é repetido soa melhor ainda…
640x392_21626_85713
8 – como já referido acima é o ‘queridinho’, e ainda acreditam que quanto mais oitos você tiver na sua vida (numero de telefone, carro, casa, conta bancária…), mais afortunada e próspera ela será.  

9 – esse número significa alegria e vida longa. É comum nas mensagens de texto eles usarem ‘8899’ para desejar fortuna e felicidade em dobro. As roupas do Imperador eram bordadas com 9 dragões. Também a Cidade Proibida possui 9999 salas e o altar principal do Templo do Céu é todo múltiplo de nove.

Para finalizar, os números pares são mais auspiciosos que os ímpares e quando se repete o número, aquilo que ele representa se intensifica. Mas essa prática o chinês também usa muito na linguagem, quando quer firmar uma ideia. Um exemplo simples é o ‘obrigada’ que é falado ‘xiè xiè’. E tem outras situações em que a mesma palavra é repetida para dar mais ênfase.
Fonte: China Minha Vida
A CHINATUR está num ano auspicioso, pois teve início de suas atividades em 1978 e este ano comemora 38 anos de atividades.
Venha participar dessa alegria !!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário