Digite aqui o assunto que busca

quinta-feira, 2 de março de 2017

Há mais de dois mil anos os chineses apreciam a prática de queimar incensos.

Resultado de imagem para incensos chinesesIncenso na China é conhecido como Xiang  – 香, que quer dizer perfume ou fragrância. É composto de materiais de plantas aromáticas (cassia, canela, sândalo) e alguns óleos essenciais. Mas o agar wood  –  (沉香 – Chenxiang) e sândalo (檀香 – tánxiāng) são os dois ingredientes mais importantes na composição do incenso chinês.
Resultado de imagem para incensos chinesesHá mais de dois mil anos, os chineses têm usado incenso em cerimônias religiosas, veneração aos seus ancestrais, em alguns tratamentos da medicina tradicional chinesa, e na vida cotidiana. A cultura do incenso está sempre conectada com a tradição e, mais do que pequenas varetas queimando dentro dos templos , ele é um símbolo da oração, dos fiéis que o acendem, subindo no céu.
A liberação de fumaça perfumada quando é queimado cria uma atmosfera espiritual e mascara odores desagradáveis. A fumaça e fragrância produzidas  junto com a oração, ajuda as pessoas a sentirem que seu culto é sagrado e santo. Como se fosse a materialização das suas preces.
DSC00221
Dispositivos de cronometragem
Junto com a introdução do budismo na China chegaram o incenso calibrado ou relógios de incenso (香 钟; xiāngzhōng ou 香 印; xiāngyìn). O poeta Yu Jianwu 庾 肩 吾 (487 -551) registrou pela primeira vez sobre eles: ”Ao queimar incenso sabemos as horas da noite, com velas graduadas que confirmam a contagem dos relógios”. O uso destes dispositivos de cronometragem com incenso,  se espalhou  pelos mosteiros budistas na China e sua secular sociedade.
Como forma de arte
Resultado de imagem para chineses queimando incenso
No entanto, desde os tempos neolíticos, os chineses têm evoluído usando incenso não só para as cerimônias religiosas, mas também para aromaterapia pessoal e ambiental. Hoje em dia o incenso é considerado como uma das formas de arte chinesas.
Resultado de imagem para XiangdaoAssim como com chá, caligrafia, arranjos de flores, os chineses desenvolveram uma forma de arte sofisticada, com queima de incenso chamado Xiangdao. Ela envolve vários apetrechos e utensílios em recipientes de cerâmica usados ​​para queimar o incenso.
Resultado de imagem para chineses queimando incensoOs incensos são bem vindos em cerimônias de chá e quando se está jogando. Alguns entusiastas do Xiangdao procuram sintonizar finamente seu sentido de cheiro – eles jogam jogos para ver quem pode identificar diferenças sutis entre variedades de incenso, semelhante a um especialista em vinhos que pode distinguir a vindima de um vinho pelo aroma e sabor.


Mais do que ouro
Resultado de imagem para chineses queimando incenso
Resultado de imagem para AgarwoodAlgumas madeiras de incenso são extremamente raras. Por exemplo, ‘agarwood’ é uma madeira valorizada para incenso e que vem de duas espécies ameaçadas de árvore. É dividida em 6 graus, de acordo com as suas propriedades aromáticas. O seu aroma tem sido valorizada na Ásia desde os tempos antigos.
Faça seu pedido
Resultado de imagem para incenso no templos chinesesA fim de ter certeza que suas orações são ouvidas, os fiéis tem o hábito de queimar incenso no pátio do templo. Este ritual é mais praticado em templos budistas.
Para que Buda ouça as orações, você deve comprar três bastões de incenso e acendê-los no queimador que existe nos pátios dos templos. Em seguida, mantenha as varas entre as palmas das mãos contra sua testa, de frente para o templo e pense no que deseja. Incline-se três vezes naquela direção e, em seguida, vire à sua direita para fazer as três inclinações de corpo em todas as quatro direções.
Deve visualizar/mentalizar o desejo e repeti-lo enquanto faz as saudações. Uma coisa importante é que não se pode fazer mais do que doze inclinações (3 para cada lado, norte, sul, leste e oeste, partindo da frente do templo).
Assim que terminar, coloque seu incenso no caldeirão de bronze.
Nossa mente deseja, o universo responde!
Resultado de imagem para incenso para buda
Fonte: China Minha Vida / Internet

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário