Digite aqui o assunto que busca

Siga-nos por e-mail

sexta-feira, 17 de março de 2017

Xi Jinping e rei saudita concordam em parceria global sino-árabe



O presidente chinês, Xi Jinping, se reuniu ontem (16), no Grande Palácio do Povo, em Beijing, com o rei Salman, da Arábia Saudita. Os líderes dos dois países concordaram em manter a dinâmica de desenvolvimento das relações bilaterais e promover cooperações pragmáticas de todas as áreas para que a parceria estratégica global sino-árabe obtenha novos progressos.
Segundo Xi Jinping, as relações sino-árabes possuem potencial e condições para alcançar um maior desenvolvimento. Os dois lados devem seguir a direção geral do desenvolvimento das relações bilaterais, assim poderão criar conjuntamente um futuro brilhante das relações sino-árabes. A parte chinesa apoia a Arábia Saudita a realizar o plano "Visão Arábia 2030", saudando-a a se tornar um parceiro global na construção comum da iniciativa Um Cinturão e Uma Rota.
A China representa um mercado estável do petróleo bruto da Arábia Saudita. Os dois lados devem criar um modelo integral na área de energia. Xi Jinping ressaltou que, ao longo desse período, a China têm obtido respeito mútuo para buscar cooperações com os países islâmicos. Além disso, o país asiático está disposto a construir Um Cinturão e Uma Rota em parceria com os países vizinhos e as nações do Oriente Médio.
O rei Salman afirmou que está profundamente satisfeito com o alto nível das relações entre os dois países. A visita oficial do presidente chinês Xi Jinping no ano passado foi bem sucedida, o que desempenhou um papel importante em promover cooperações entre os dois países. A parte saudita respeita a política de Uma só China e aprofunda as cooperações nas áreas de economia e comércio, investimento, finanças e energia. O país está disposto a se esforçar com a China para promover a paz, a segurança e a prosperidade da região e do mundo.
Fonte: CRIOnline

Nenhum comentário:

Postar um comentário