Digite aqui o assunto que busca

quarta-feira, 26 de abril de 2017

China planeja construir primeira linha ferroviária submarina de alta velocidade do mundo


Nos últimos anos, a ideia da utilização de tubos de vácuo para substituição das habituais linhas ferroviárias tem se tornado um dos focos do desenvolvimento tecnológico.
Algumas empresas americanas realizaram já experiências bem-sucedidas, e a China, por sua vez, construiu em 2014 o primeiro sistema experimental de tráfego em tubos de vácuo do mundo.
O projeto de construção do primeiro túnel de vácuo submarino foi apresentado, dando a conhecer os planos para a primeira linha ferroviária submarina de alta velocidade.
De acordo com a imprensa, a fase de investigação do túnel de vácuo submarino no mar de Zhoushan, na província de Zhejiang, foi já concluída.
Caso venha a ser construído, o túnel estender-se-á por 10 quilômetros, tornando a China na pioneira na edificação deste tipo empreendimento.
Segundo o projeto, o trem irá funcionar como uma cápsula que se desloca num tubo de vácuo, através de um sistema de levitação magnética, tal como o maglev.
As estruturas tubulares serão suspensas debaixo de água, baseando-se na flutuabilidade para suportar 90% do peso da infraestrutura.
O uso de tubos de vácuo e a tecnologia de levitação magnética reduzirão a resistência ao ar em 90%, aumentando a velocidade atingida pelo trem e reduzindo significativamente o ruído durante o movimento.
Na teoria, a ausência da fricção do trilho e a resistência do ar possibilitará atingir até 2000 quilômetros por hora. Contudo, a aplicação prática não se afigura tão simples.
Como tal, os especialistas sugeriram que seja inicialmente construída uma linha para trens com velocidades compreendidas entre os 80 e os 600km/hora, a fim de testar a viabilidade do projeto.
Fonte: Diário do Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário