Digite aqui o assunto que busca

quarta-feira, 19 de abril de 2017

Turismo no Japão - Santuário de Itsukushima

O belo Santuário de Itsukushima

Resultado de imagem para Santuário de ItsukushimaO Santuário de Itsukushima (厳島神社, Itsukushima Jinja) é um santuário xintoísta situado na ilha de Miyajima, perto da cidade de Hatsukaichi, província de Hiroshima. É conhecido como o “Santuário Flutuante”, pois passa a impressão que foi construído sobre a água.
Resultado de imagem para Santuário de Itsukushima

Na verdade, o Santuário de Itsukushima foi construído na terra em 593 dC, mas devido às oscilações das marés, especialmente durante as marés altas, dá a impressão de que ele flutua sobre a água.
O santuário é dedicado aos três deusas xintoístas do mar (Ichikishima, Tagori e Tagitsu), que segundo as superstições habitam o interior do santuário. Em 1168 seu tamanho foi ampliado para o seu tamanho atual e desde 1996 é considerado Patrimônio Mundial pela Unesco, sendo protegido por severas leis de proteção do patrimônio. O santuário é gerido pelo governo japonês.
Resultado de imagem para Santuário de Itsukushima
A ilha de Miyajima é uma das muitas ilhas do Mar Interior (em japonês: 瀬戸内海, Seto Naikai) e é onde se localiza monte mais elevado da região, o Monte Misen (530m). Devido ao costume xintoísta de adoração de montanhas o local foi considerado sagrado – e como tal vedado à presença humana, desde tempos remotos. Assim, o Santuário foi construído sobre a água, junto à ilha, que é hoje considerada um Parque Natural.
A pequena ilha é considerada um verdadeiro paraíso subtropical cheio de plantas exóticas, fontes termais, milhares de espécies de aves e fauna abundante. Os macacos e veados que habitam este lugar são praticamente domesticados e são o centro das atenções neste pequeno paraíso.

Santuário de Itsukushima

Resultado de imagem para Santuário de Itsukushima
O santuário de Itsukushima é considerado um dos lugares mais belos do Japão e o Torii (Grande Portal) flutuante é uma das famosas paisagens de cartão postal e símbolo turístico do Japão. O portão Torii é a entrada que leva até o Itsukushima Shrine, local este, que se tornou um dos símbolos mais sagrados dos xintoístas.
Resultado de imagem para Santuário de ItsukushimaO Grande Portal Torii foi construído em 1875 com madeira de cânfora e é o maior portal de madeira do mundo possuindo 16 metros de altura e 24 metros de largura. Na maré baixa, alguns turistas caminham até o portal para admirá-lo de perto, apesar da lama que fica ao seu redor. Acredita-se que quem passar pelo Portal Torii, viverá uma vida próspera e feliz .
OTorii indica passagem para lugar sagrado, existe desde a Era Heian, mas na Era Meiji em 1874 a 1875 um novo foi construído, utilizando a madeira vermelha da províncias de Miyazaki.
Já na maré alta, fica praticamente impossível passar pelo Grande Portal à pé, portanto só é possível fotografá-lo à distância e admirar a bela entrada do santuário flutuante. Muitos pensam e se perguntam porquê construir um templo “flutuante” no mar? Uma das explicações seria pela crença budista que, ao morrer as almas atravessariam em barcos rumo ao Gokuraku (o paraíso, terra pura budista). Uma outra explicação, é o templo ser dedicado a deusas guardiãs do mar.
Uma curiosidade sobre o Xintoísmo é que “nascimento” e “morte” não são considerados puros e portanto para manter a pureza da região, nascimentos e óbitos não são permitidos na região. Se acontecer de alguém falecer por lá, o corpo é transportados para fora da ilha para ser enterrado em outro local, pois não há cemitérios na Ilha.
page1Com tantas crenças, lendas e estonteante beleza, não tem como não ficar encantado com um lugar desses, onde se guarda tantos mistérios, ao mesmo tempo que transmite tanta paz e harmonia. Com certeza um lugar inesquecível e se um dia alguém tiver a oportunidade de conhecer, não se desapontará com a paisagem espetacular de Itsukushima.

Fonte: Japão em Foco
A CHINATUR FAZ ROTEIROS PARA CHINA COM PASSAGEM PELO JAPÃO,

Nenhum comentário:

Postar um comentário