Shinkansen com o monte Fuji ao fundo. |
O Shinkansen já tem mais de 50 anos de história. Conheça algumas curiosidades sobre um dos transportes mais rápidos e eficientes do Japão!
O termo “shinkansen” significa “Nova Linha Troncal” e refere-se aos carris (trilhos) enquanto que os comboios são referidos oficialmente como “Super Expressos”.
Anteriormente, a viagem entre as duas maiores cidades do Japão levava cerca de sete horas em trem convencional. Essa viagem ficou reduzida a quatro horas com o trem bala. Já se passaram 50 anos e muitas mudanças positivas ocorreram nessas cinco décadas de história.
A pontualidade realmente é algo marcante no que diz respeito aos transportes públicos no Japão. O atraso máximo de um Shinkansen é de 10 segundos.
● Apesar do Japão estar localizado em uma zona sísmica ativa, nunca houve um acidente fatal em 5 décadas de trem-bala. Atualmente, os trens possuem um computador que ao primeiro sinal de terremoto, reduz a velocidade até a paragem completa, o que demora em torno de três minutos e 45 segundos.
A limpeza também é algo presente no sistema ferroviário japonês. Assim que um trem chega ao seu terminal, uma equipe limpam os vagões, deixando-os impecáveis para a viagem de retorno.
Os trem-balas japoneses são confortáveis e silenciosos, quase como um avião sob trilhos.
Fonte: Japão em Foco / Internet / Reportagem Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário