Digite aqui o assunto que busca

segunda-feira, 24 de abril de 2017

Turismo pelo Japão - Shinkansen, o Trem-Bala Japonês

Resultado de imagem para shinkansen trem
Shinkansen com o monte Fuji ao fundo.

O Shinkansen já tem mais de 50 anos de história. Conheça algumas curiosidades sobre um dos transportes mais rápidos e eficientes do Japão!

O termo “shinkansen” significa “Nova Linha Troncal” e refere-se aos carris (trilhos) enquanto que os comboios são referidos oficialmente como “Super Expressos”. 
Resultado de imagem para shinkansen tremAnteriormente, a viagem entre as duas maiores cidades do Japão levava cerca de sete horas em trem convencional. Essa viagem ficou reduzida a quatro horas com o trem bala. Já se passaram 50 anos e muitas mudanças positivas ocorreram nessas cinco décadas de história.

Resultado de imagem para shinkansen map

 A pontualidade realmente é algo marcante no que diz respeito aos transportes públicos no Japão. O atraso máximo de um Shinkansen é de 10 segundos.

● Apesar do Japão estar localizado em uma zona sísmica ativa, nunca houve um acidente fatal em 5 décadas de trem-bala. Atualmente, os trens possuem um computador que ao primeiro sinal de terremoto, reduz a velocidade até a paragem completa, o que demora em torno de três minutos e 45 segundos.
A limpeza também é algo presente no sistema ferroviário japonês. Assim que um trem chega ao seu terminal, uma equipe limpam os vagões, deixando-os impecáveis para a viagem de retorno.


Os trem-balas japoneses são confortáveis e silenciosos, quase como um avião sob trilhos. 

 Banheiro adaptado para usuários de cadeiras de rodas e mães com bebês. Foto: Mainichi Imagem relacionada

Resultado de imagem para shinkansen trem



Fonte: Japão em Foco / Internet / Reportagem Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário