Digite aqui o assunto que busca

segunda-feira, 22 de maio de 2017

CHINA - Shikumen – a habitação típica de Shanghai.

Existem algumas construções bem típicas da China, como os Hutongs em Beijing e os Shikumen em Shanghai.
Resultado de imagem para Shikumen
Shikumen 库门, que quer dizer ‘portão de pedra’ é um estilo arquitetônico tradicional de Shanghai combinando elementos ocidentais e chineses que apareceu pela primeira vez na década de 1860. No auge de sua popularidade (final do século XIX até os anos 1930), haviam 9000 shikumens em Shanghai, representando 60% do total de moradias da cidade, mas hoje a proporção é muito mais baixa, devido ao avanço da construção civil e a necessidade de redistribuir os espaços na moderna cidade. Claro que as perdas são enormes, já que esses espaços são o charme da cidade e, muitos, contam boa parte da história local.
Resultado de imagem para Shikumen
Este estilo de habitação surgiu para adaptar o estilo ocidental de casas com terraço, às condições e necessidades da vida cotidiana chinesa. A revolução dos Boxers e a de Taiping, trouxeram um grande numero de migrantes a Shanghai (1843/53). Para atender essa demanda começaram a construir esses edifícios residenciais, feitos de madeira, por ser mais rápido e barato. A essa construção foi dado o nome de “Li” (里) – vizinhança, “Long” () – alameda ou beco. Daí surgiram os primeiros ‘Lilong’ de Shanghai.
Shikumen é classificada como um tipo de residência Lilong.
Resultado de imagem para Shikumen
Hoje em dia vários deles foram destruídos, mas um grande número foi revitalizado e está sendo utilizado para fins culturais e comerciais. Dentre os revitalizados, um dos mais famosos é o complexo situado na Xintiandi e que abriga o ‘Memorial do Primeiro Congresso Nacional do Partido Comunista’, além de lojas famosas e restaurantes internacionais.
Fonte: China Minha Vida
Shanghai (3n)

Nenhum comentário:

Postar um comentário