Construída no topo do mundo — a uma altitude média de cerca de 4.500m acima do nível do mar — a ferrovia Qinghai-Tibet representa a realização do sonho chinês de longa data para ligar China e Tibete.
Paisagem vista a partir da ferrovia Qinghai-Tibet |
Essa ferrovia atravessa algumas das mais severas condições naturais do planeta. Grande parte da viagem inclui a travessia de um platô enorme apelidado The Rooftop of the World (O telhado do mundo).
O chamado “Telhado do Mundo” tem esse nome por uma boa razão — o planalto tibetano significa uma extensão aproximada de 4 000 000 km2. Faz parte do maciço dos Himalaias, e inclui a montanha mais alta do mundo: o Everest, de 8.848 metros, também conhecido pelos tibetanos como Chomolungma. Há desertos rochosos, lagos salgados e neves perpétuas principalmente no noroeste deste planalto. É o planalto mais alto do mundo apresentando uma altitude média de 4.500 metros. Também é conhecido por Teto do Mundo ou Shangri-La, que significa lugar cheio de alegria e paz.
Percurso total |
Beijing/Lhasa são 4.064km, dos quais 1.110km estão sobre a recém-construída ferrovia Qinghai-Tibet.
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A Ferrovia Qinghai-Tibet é de alta velocidade. Com o seu ponto mais alto, a uma altitude de 5,072m — 200m ou mais acima da estrada de ferro no altiplano peruano — Qinghai-Tibet leva facilmente o título de mais longa ferrovia de planalto do mundo.
A ferrovia permite o contato dos viajantes com valiosos polos turísticos como o Lago Qinghai e o Palácio Potala, em Lhasa. Xining, capital da província de Qinghai é o ponto de partida e Lhasa, capital da Região Autônoma do Tibet, é o destino final da ferrovia.
Tempo de viagem
O trem T27 tem início a partir Beijing West Railway Station às 21:30 e chegada à Estação Ferroviária de Lhasa às 20:58 no terceiro dia após 47 horas e 28 minutos de corrida. O trem T28 partirá da Estação Ferroviária de Lhasa às 8:00 am. e chegará em Pequim oeste às 8:00 am no terceiro dia com 48 horas de ida.
Itinerário detalhado de Beijing a Lhasa por trem
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Fonte: chinatibettrain.com/beijinglhasa.htm | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Os outros exemplos de trecho | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Itinerário de Beijing a Lhasa por trem
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Itinerário de Golmud a Lhasa por trem
Qingzang Railway (Ferrovia Qingzang) é a primeira estrada de ferro na China que utiliza o Incremental Train Control System (ITCS) para maior controle de trens. As estações de trem com este sistema instalado não precisam de dispositivo de sinalização ou circuitos de via férrea. Em vez disso, apenas os dispositivos de comutação de ferrovias são implementados. O ITCS combina um bloco automático de controle de bloqueio de estação de trem, e de controle de velocidade do trem em um único sistema, ou quando para ou quando passa através da estação ou quando está executando outras atividades correlatas.
Motores diesel especiais são capazes de operar de forma eficiente a 3km de altitude elevada. Há também um sistema interno de coleta de lixo para reduzir a poluição ao longo do percurso.
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