Digite aqui o assunto que busca

segunda-feira, 3 de julho de 2017

Turismo na China - é preciso conhecer a etiqueta chinesa

Se você tem interesse pela China e pela cultura chinesa, deve saber que esta difere em muitos pontos da cultura ocidental. Por isso, é muito comum para nós, brasileiros, nos encontrarmos em situações embaraçosas em visitas à China
 Resultado de imagem para china

Não ignore a etiqueta chinesa nas refeições

etiqueta chinesa

A etiqueta chinesa manda posicionar os “hashis” em cima da tigela e nunca dentro, por se tratar de mau agouro.
Os chineses possuem diversas regras de etiqueta à mesa, principalmente em relação aos hashis usados para comer. Não é educado utilizar os hashis para outras coisas além de comer, como gesticular, bater na tigela ou apontar para as pessoas ou alimentos. Ao terminar de comer, deve-se posicioná-los em cima da tigela como mostramos na foto. Nunca coloque os hashis dentro da tigela de arroz! Trata-se de um mau agouro: quando alguém morre, seu santuário contém uma tigela de arroz com dois incensos posicionados na vertical. A tigela com os hashihs lembra este santuário e equivale a desejar a morte a alguém na mesa.

Não converse sobre assuntos delicados

etiqueta chinesa
Evite falar com os chineses sobre temas delicados como morte, política e religião.
Determinados assuntos podem deixar os chineses extremamente desconfortáveis e causar uma má impressão em sua viagem à China. Um deles é a morte. A menos que seja necessário, evite falar sobre o tema, ou mencionar que alguém morreu.
Evite também falar sobre política, religião, ou fazer qualquer comparação da China com o Japão. Os chineses veem sua história de uma perspectiva diferente e discutir esses assuntos pode causar desconforto em nossos anfitriões.
 Não toque nas pessoas além do necessário
 etiqueta chinesa
Chineses não costumam cumprimentar com beijos e abraços: um aperto de mão é suficiente.
Os chineses não costumam ter muito contato físico com pessoas não tão próximas, por isso evite cumprimentá-los com beijos e abraços. Ao conhecer uma pessoa nova você poderá cumprimentá-la com um aperto de mão, mas até mesmo um leve aceno com a cabeça acompanhado de um cumprimento verbal é suficiente. Curvar-se para cumprimentar também não é muito comum.
Em algumas partes do país, a cabeça é considerada a parte do corpo mais sagrada. Por isso, mexer no cabelo ou tocar a cabeça de alguém com quem você não tenha intimidade pode ser considerado extremamente desrespeitoso nessas regiões.

Não ofenda ao dar presentes

etiqueta chinesa
Deve-se entregar e receber o presente com as duas mãos, além de atentar-se para o conteúdo e as cores do embrulho.

O ato de oferecer presentes pode ser muito eficiente para construir boas relações com os chinesesMas ele requer muita atenção, pois são várias as situações que podem ofendê-los segundo a etiqueta chinesa.
Primeiramente, ofereça (e receba) o presente com as duas mãos – é um sinal de respeito! Ao embrulhar, preste atenção nas cores: o vermelho representa sorte; rosa e amarelo, felicidade e prosperidade; preto, branco e cinza são as cores dos funerais e carregam a associação com a morte.
São exemplos de presentes populares para os chineses os isqueiros, selos (colecionar selos é um hobby bem comum), camisetas e moedas exóticas. Apenas alguns objetos devem ser evitados, por representar mau agouro segundo a cultura:
  • > Flores brancas, amarelas e com cheiro forte (principalmente crisântemos), pois são usadas em funerais;

  • > Qualquer tipo de relógio, pois a palavra em chinês soa como a expressão “fim da vida”;

  • Evite presentear com guarda-chuvas, já que a palavra chinesa “san” soa como o verbo “separar”;

  • > Acima de todos, chapéus verdes são um presente proibido na China. Isso porque a frase “usar um chapéu verde” (戴绿帽子 dài lǜ màozi) significa “ser traído por sua esposa infiel”;

  • > Além disso, não use tinta vermelha para escrever em cartões ou cartas, pois ela simboliza o término de um relacionamento.

  • > Por fim, nunca dê 4 itens de presente, pois 4 é o número de azar na China. Já optar por presentes de 8 itens, como conjuntos de xícaras de chá, é uma ótima ideia, já que 8 é o número de sorte dos chineses!

Não desrespeite casas e templos

etiqueta chinesa
etiqueta chinesa exige que se tire os calçados para entrar em residências e templos.
Em algumas casas e templos, é importante tirar os seus sapatos para entrar. No entanto, algumas famílias não seguem essa regra, portanto a melhor opção é perguntar ao seu anfitrião se deve ou não tirá-los para evitar qualquer constrangimento. Contudo, os chineses consideram bastante rude exibir a sola dos pés para outras pessoas, então você terá que ter o cuidado de não exibi-las para ninguém caso cruze as pernas, ou parecerá desrespeitoso ao olhos de seus anfitriões.
Essas são apenas algumas dicas de etiqueta chinesa para evitar situações constrangedoras em suas viagens. 
Fonte: ChinaLink

Nenhum comentário:

Postar um comentário