Na maioria das histórias ocidentais, os dragões são considerados maus, perigosos e têm um papel sombrio ao exalar fogo para arruinar tudo a sua volta. Mas na China, os dragões são totalmente diferentes. São símbolos poderosos e benevolentes da cultura desse país.
Fatos interessantes
- O povo chinês acredita ser descendente de dragões.
O dragão chinês é um dos doze signos chineses do zodíaco. E o ano do Dragão é um dos mais festejados pelo povo chinês.
- Imperadores na China antiga foram identificados como os filhos dos dragões. E, naquela época, as pessoas comuns não estavam autorizados a ter itens com imagens de dragões nas suas roupas, isso era um privilégio do imperador.
O dragão chinês simboliza a soberania dos imperadores, e tudo o que lhe diz respeito era exclusivamente para imperadores da sociedade feudal chinesa. Os antigos imperadores chamavam seus filhos de “sementes de dragões”, suas vestes eram “vestes de dragão”, e suas cadeiras eram “cadeiras de dragão”.
- Dragões chineses são símbolos de poder, fortuna e nobreza.
A maioria dos quadros de dragões chineses têm corpos longos como cobras e garras afiadas como falcões.
- Os dragões chineses não têm asas, mas podem “voar” para o céu.
Os dragões chineses não exalam fogo, mas podem chamar a chuva.
- Os dragões chineses vivem no fundo dos mares, dos rios, dos lagos, ou em qualquer lugar com água.
Os chineses adoram o caractere chinês de dragão – 龙 lóng – e usam como nome ou sobrenome. Astros do cinema famosos tem o dragão em seus nomes, como Jackie Chan (成龙 chéng long / tornar-se dragão) e Bruce Lee (李小龙 li xiao long /pequeno dragão).
Lendas sobre o Dragão
Há várias lendas envolvendo o dragão na cultura chinesa.
Dizia-se que milhares de anos atrás, Huangdi (um lendário líder tribal que tinha o dragão como ‘totem’ de sua tribo) lançou uma série de guerras contra nove tribos no Vale do Rio Amarelo, e incorporou os ‘totens’ das outras tribos depois de derrotá-las. Como Huangdi venceu as batalhas contra as nove tribos, o totem do dragão misturou-se aos outros totens. Isso explica por que o dragão tem atributos pertencentes a nove outras criaturas: olhos de camarão, chifres de cervo, boca de touro, nariz de cão, barba de bagre, crina de leão, = cauda longa como uma cobra, escamas de peixe e garras de falcão.
Segundo a lenda, Yandi nasceu do ‘relacionamento’ de sua mãe com um poderoso dragão. Com a ajuda do dragão, e aliado de Huangdi, iniciaram a civilização chinesa. Assim Yandi e Huangdi foram considerados como ancestrais do povo chinês, descendentes diretos do dragão.
Com o passar do tempo, os chineses se referem a si mesmos como descendentes de Yandi e Huangdi, bem como aos descendentes do dragão chinês.
Importância na cultura chinesa
Quando você entra na Cidade Proibida, você pode ver dragões chineses em quase todos os lugares: no telhado dourado, no chão de pedra, na decoração da cadeira imperial, esculturas em madeira sobre pilares e corrimões.
Também é interessante saber sobre os 9 Filhos do Dragão. Eles são freqüentemente usados em decorações de edifícios e esculturas.
Pode parecer que todos os dragões que se encontram pela China são iguais, mas se prestar atenção à cor de cada dragão, número de dedos e gestos, vai perceber que são diferentes. O padrão do dragão usado na túnica de um imperador tem quatro patas com cinco dedos em cada uma, e o que era usado na veste de um membro da corte, possui somente quatro dedos em cada pata, o que destaca a supremacia dos antigos imperadores. São os símbolos e códigos culturais da época.
O ‘mascote’ chinês
O dragão chinês transformou de um ícone imaginário a um ‘mascote’ dos tempos antigos ao presente. Representa o espírito implacável e pioneiro do povo chinês de manter o ritmo com os tempos. Não só na China, mas também é muito popular entre o povo chinês que vive no exterior e com isso acabou se tornando o símbolo da China e da cultura chinesa pelo mundo afora.
Dragões em Festivais Chineses
Os dragões estão presentes em muitos festivais chineses, entre eles o Dragon Boat Festival e a famosa Dança do Dragão, muito popular nas celebrações do Ano Novo Chinês.
Dragon Boat Festival
Dança do Dragão |
Essa dança é, basicamente é um dragão longo, medindo até 70 metros, que é feito de aros de bambu cobertos com tecido brilhante, onde as pessoas dançam embaixo dessa estrutura, imitando os movimentos do animal e buscando a boa sorte e prosperidade.
Fonte: ChinaMinhaVida
Nenhum comentário:
Postar um comentário