Digite aqui o assunto que busca

quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Turismo na China - Pingyao - é visitar um grande museu a céu aberto

Os visitantes que conhecem Pingyao dizem que andar por suas ruas é como visitar um grande museu a céu aberto.

Situada na província de Shanxi, norte da China, a cidade antiga de Pingyao foi fundada no período do rei Xuan. Segundo registros históricos, Pingyao é sede do governo distrital desde 221 a.C, e até hoje mantém as estruturas arquitetônicas das dinastias Ming (1368-1644) e Qing (1616-1911). Por isso é considerada a cidade antiga mais bem preservada entre as regiões habitadas pela etnia chinesa han.

A antiga muralha construída com tijolos de barro é uma das três preciosidades da cidade.  Seu perímetro tem seis quilômetros de extensão, três mil ameias e 72 torres de vigia, que simbolizam os três mil discípulos e os 72 seguidores mais importantes de Confúcio. Nos últimos anos da dinastia Qing, foi erguido no sudeste da cidade um pavilhão dedicado a Kuixing (Deus da Literatura, na tradição para o chinês), símbolo da prosperidade literária e da profunda influência do pensamento confucionista.

Pingyao foi uma capital distrital projetada e construída em conformidade com o tradicional conceito de urbanização da etnia han. Bem no centro da cidade isolada por altas muralhas está o pavilhão Shilou, e ainda quatro grandes avenidas, oito estradas e 72 ruelas, com funções e disposições bem ordenadas, que se interligam para formar uma eficiente malha viária urbana. As casas populares são, todas, de pátios retangulares, construídas com tijolos de barro na cor cinza e dispostas simetricamente aos dois lados de um eixo central.

Outra jóia de Pingyao é o templo Shuanglin, no sudoeste, reconstruído em 571. Nos dez salões do templo estão guardadas mais de 2.000 estátuas coloridas produzidas entre a dinastia Yuan (1206-1368) e a dinastia Ming, razão pela qual o lugar é conhecido como"acervo da arte de escultura colorida da Antiguidade chinesa".

Pingyao é o berço de famosos comerciantes de Shanxi e da bolsa de valores da China. A casa de câmbio Rishengchang, o primeiro banco na China contemporânea, escolheu a cidade para se instalar porque nas dinastias Ming e Qing, paralelamente ao desenvolvimento do comércio, surgiram em Shanxi estabelecimentos de grande porte, que expandiram seus negócios para outras províncias, formando uma rede comercial transregional. 

Fonte: Internet



Nenhum comentário:

Postar um comentário