Hanami Matsuri:
Festival de contemplação das flores no Japão
Hanami Matsuri é um dos mais belos festivais do Japão, que ocorre por todo o país durante a primavera.
Contato Chinatur: (11) 3292-9240 ou WhatsApp do Diretor
Sokan (11) 98149-5847
O Hanami Matsuri, que significa “Contemplar as flores”, é um dos mais belos festivais do Japão e ocorre por todo o país durante a primavera. Comumente, a época de apreciação ocorre entre os meses de março e maio, embora outras regiões os festeje em janeiro, fevereiro e junho, devido à época de florada das árvores que varia de acordo com cada região.
Na primavera japonesa, diversas espécies de cerejeiras (sakura) florescem em todo o país, onde são apreciadas tanto por japoneses como por estrangeiros, inclusive, essa estação é a que mais atrai o turismo ao Japão, onde visitantes do mundo inteiro estão em todas as regiões japonesas exclusivamente para contemplar essa flor efêmera, cuja floração acontece uma única vez a cada ano.
Várias atividades são realizadas em torno desta árvore durante a primavera, como festivais com músicas e danças. Mas a principal atividade é, com certeza, o tradicional piquenique sob as árvores repletas dessas belas flores. A vida de uma flor de cerejeira é breve, com duração de 5 a 7 dias no máximo.
Diz-se que a origem do Hanami remonta há mais de mil anos, quando os nobres aproveitavam a época para apreciar e escrever poemas sobre a cerejeira. Com o passar do tempo, no entanto, a tradição criou outros hábitos e começou a ser praticada por todas as famílias japonesas durante o Equinócio da Primavera no Japão (Shunbun no Hi).
A prática do Hanami então tornou-se quase que um rito para todos os japoneses na época atual. Mediante isso, é comum ocorrer superlotação em jardins, parques, templos e tantos outros locais onde essas belas flores florescem.
Alguns parques aceitam até reservas, que muitas vezes são feitas com bastante antecedência. Muitos madrugam para chegar cedo aos parques e assim garantir um lugar decente para reunir a família e os amigos – a época em que as cerejeiras florescem é muito especial para o povo japonês.
No Japão, existem mais de 100 espécies de cerejeiras. Elas variam de acordo com as cores, as folhas, o tempo de floração e a formação da árvore. Assim, como existem cerejeiras de várias espécies, o mesmo ocorre para o real significado do Hanami, que varia de acordo com cada pessoa. O mais poético é o simbolismo da flor em razão de sua efemeridade: “Tudo que é bom dura pouco”, diz o ditado.
“Obentô” |
A maioria dos japoneses prefere preparar com antecedência grandes porções de “Obentô” ou simplesmente bentô, como é mais conhecido popularmente e que se refere a uma marmita de refeição única dentro de um potinho ou separada em diversos tamanhos de embalagens práticas.
O bentô tradicional contém arroz, peixe e/ou carne, e um ou mais tipos de conservas, além de legumes cozidos e frutas. Geralmente é usado um recipiente em forma de caixa onde todas as embalagens são acondicionadas.
A cerejeira está realmente entre as mais belas flores da primavera.
E conforme descreveu o poeta Motoori:
“Se alguém perguntar a você a respeito do coração de um verdadeiro japonês, apenas aponte para uma cerejeira florida brilhando sob o sol da primavera”.
Fonte: http://mundo-nipo.com/cultura-japonesa/datas-festivas/17/03/2017/hanami-matsuri-festival-das-flores-de-cerejeira/
Nenhum comentário:
Postar um comentário