Digite aqui o assunto que busca

segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

China - Usos e costumes para o Ano Novo Chinês

Resultado de imagem para varrer a casa no ano novo na china

Como no ano novo ocidental, onde muitas pessoas praticam alguns rituais para receber o novo ano ou tem certos costumes (como limpar a casa toda, usar roupa branca etc),  na China também há coisas que são mandatórias para o Ano Novo chinês. 

Resultado de imagem para festival da primavera china


🎉 As celebrações do Ano Novo Chinês de 2018, que marcam o início do festival da Primavera, começam na sexta-feira 
16 de fevereiro de 2018.


Resultado de imagem para ano novo chines cachorro


O ano-novo chinês é uma referência à data de comemoração do ano novo adotadas por diversas nações do oriente que seguem um calendário tradicional distinto do ocidental, o calendário chinês.



As diferenças entre os dois calendários fazem que a data de início de cada ano-novo chinês caia a cada ano em uma data diferente do calendário ocidental.

Envelopes vermelhos

Resultado de imagem para envelopes chineses vermelhosTradicionalmente, os envelopes vermelhos (língua cantonesa: lai sze or lai see) (利是, 利市 ou 利事; são dados durante a celebração do ano-novo chinês, de casais ou dos mais velhos para os mais jovens solteiros. É muito comum que adultos e jovens casais deem envelopes vermelhos para crianças.
Os envelopes vermelhos geralmente contém dinheiro, em quantias que variam de alguns reais até valores de centenas de reaisDe acordo com o costume, a quantia presenteada deverá sempre em números pares, pois os números ímpares geralmente são utilizados para as quantias de dinheiro dadas durante cerimônias funerais (帛金: báijīn).

Troca de presentes

Adicionalmente aos envelopes vermelhos, os quais são geralmente dados do mais velhos aos mais novos, pequenos presentes (comida ou doces) são também trocados entre amigos e parentes (de diferentes famílias) durante o ano-novo chinês. Os presentes usualmente são trazidos quando há a visitação a amigos e parentes. Os presentes podem ser frutas (tipicamente laranjas, e nunca peras), bolos, biscoitos, chocolates, balas, ou algum outro presente singelo.


Mercados

Mercados ou feiras locais são montados conforme a aproximação do ano-novo, se caracterizando por serem ao ar livre e comercializarem produtos como flores, brinquedos, roupas e até mesmo fogos de artifício. Em alguns lugares a prática de compra da ameixeira perfeita é bastante próxima da tradição ocidental de comprar a árvore de natal.



Fogos de artifício

Na China antiga caules de bambu eram preenchidos com pólvora com o objetivo de criar pequenas explosões para afastar espíritos malignos. Nos tempos modernos, este método eventualmente evoluiu através do uso de panchões, os quais são geralmente amarrados a um longo barbante, podendo então ser pendurado. Cada panchão é envolto em papel vermelho, já que o vermelho é considerado auspicioso, com pólvora no seu interior. A queima dos panchões também significa o momento de diversão do ano, parte essencial das celebrações de ano-novo chinês.



Vestuário

As roupas utilizadas durante todo o ano-novo geralmente são da cor vermelha ou de cores vibrantes, pois os chineses acreditam que a cor vermelha afugenta os espíritos malignos e a má sorte.  O vermelho é a cor da sorte (fortuna).


Retrato da família

Tirar fotografias é uma cerimônia importante quando os familiares se reúnem. A foto deve ser tirada na entrada (hall) ou em frente da casa. O membro masculino mais velho da família se senta ao centro.
Resultado de imagem para retrato de familia chinesa

Simbolismo

Um carácter invertido "福 (fú)" é sinal de boa sorte.
Assim como outras culturas, o Ano-novo chinês incorpora elementos com profundos significados. Um exemplo é o caracter fú (chinês: 福, língua cantonesa e hakka: fook, , literalmente ‘bênção, felicidade’) exibido na entradas das casas em vermelho em formato de diamante, sendo usualmente pendurado de cabeça para baixo, pois o carácter chinês 倒 (dào) "de cabeça para baixo", é homófono de 到 (dào) "chegar" em todas variedades da língua chinesa, simbolizando então a chegada de sorte, felicidade e prosperidade.


Gostou dos costumes chineses para o início do Ano....!!!!
Contate a Chinatur e voe para lá e sinta toda a energia oriental.


www.chinatur.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário