Shanghai, 24 jan -- Shanghai explorará a construção de um porto de livre comércio para facilitar o comércio e o investimento, disse na terça-feira o prefeito Ying Yong.
Os esforços dependerão das instalações existentes da cidade como o Porto de Águas Profundas de Yangshan e o Aeroporto Internacional de Pudong, disse Ying aos legisladores locais em um relatório sobre o trabalho do governo municipal.
Um porto de livre comércio é geralmente construído dentro das fronteiras de um país ou região mas fora da sua supervisão alfandegária. É uma área altamente aberta que permite o fluxo livre dos produtos de consumo, moedas e pessoas.
A China dará mais poderes às zonas-piloto de livre comércio e explorará a abertura de portos de livre comércio, de acordo com o 19º Congresso Nacional do Partido Comunista da China (PCCh).
Uma dúzia de municípios e províncias chinesas, incluindo Shanghai, Zhejiang, Tianjin, Guangdong e Sichuan, estão na vanguarda de tentativas de construção do projeto.
No seu relatório, Ying também delineou as medidas que o governo tomará este ano para promover melhor a abertura de Shanghai.
Ying disse que Shanghai planeja adotar uma lista negativa à entrada de mercado, que demonstra setores e empresas inacessíveis a investimentos estrangeiros. A ação deve dar a empresas estrangeiras maiores oportunidades no próspero mercado chinês.
Ele também disse que a cidade construirá uma plataforma de "janela única" de classe mundial para o comércio internacional, o que ajudará empresas a reduzir custos e tempo para o desembaraço aduaneiro.
Fonte: Agência Xinhua
Nenhum comentário:
Postar um comentário