Digite aqui o assunto que busca

segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Turismo pelas montanhas sagradas da China


mountain_map

grande montanha do oeste china

Montanhas Sagradas da China


As 5 Montanhas Sagradas da China (五岳) têm sido por muito tempo locais de peregrinação e estão fortemente associadas as crenças do Taoísmo, o qual a filosofia é baseada em uma relação harmoniosa entre natureza, ser humano e o divino.
De acordo com o Tao, existem 5 montanhas para cada ponto cardeal (Norte, Sul, Leste e Oeste) e seu centro.

Sōng Shān (嵩山) 

Conhecida como a Grande Montanha Central (中岳) está localizada na província de Hénán (河南).
Sōng Shān possui paisagens marcantes e riquíssimas em detalhes e pode ser uma ótima inspiração para pintores que retratam cenários naturais.
Existem um conjunto de 72 montanhas, agrupadas em torno dos picos do Monte Shǎoshì shān (少室山) e o Monte Tàishì shān ( 太 室 山) que por cerca de 70 quilômetros enaltecem a riqueza natural local de leste a oeste. Além destas montanhas, há muitos vales, cavernas e cachoeiras, cada um dos quais proporciona ao visitante uma experiência única e maravilhosa.
tailin pagodas china
Floresta de pagoda da China (Foto: skyscrapercity)
Nesta região é possível encontrar a pagoda mais antiga da China e também o cipreste mais velho do país.
Este conjunto de história e cultura, aliados à natureza, fazem de Sōng Shān um dos mais requisitados locais a serem visitados das Cinco Montanhas Sagradas.

 Tài Shān (泰山)

Grande Montanha do Leste (东岳) está localizada na província de Shāndōng (山东).
montanha sagrada do leste
Montanha sagrada do Leste (Foto: Wikipedia)
Conhecida também como Montanha da Tranquilidade é um espetáculo a parte!
A Montanha Tài (Tài Shān) foi um local de peregrinação imperial durante quase dois mil anos, deixando como legado obras entalhadas e escritas em enormes paredes de pedra.
taishan montanha sagrada
Montanha sagrada Tài Shān (Foto: Charlie Fong)
É considerada a mais importante dentre todas as Montanhas Sagradas da China, sendo associada ao nascimento e renovação do corpo e alma, por ser a localizada mais ao leste.

Huà Shān (华山)

Grande Montanha do Oeste (西岳) está localizada na província de Shănxī (陕西) e fica à 120 quilômetros da cidade de Xi’an, famosa por seus guerreiros ancestrais de terracota.
grande montanha do oeste china
Grande Montanha do Oeste (Foto: Slick-o-bot)

Conhecida como Montanha Esplêndida, fácil saber o motivo, pela beleza natural exuberante demonstrada.
O pico mais alto fica à 2.160 metros de altura e o jeito mais fácil de chegar ao ponto da vista mais alta é por teleférico.
A Montanha Sagrada do Oeste abriga cerca de 474 plantas medicinais, sendo um local relevante para monges e estudiosos.
As Montanhas Sagradas do Norte e do Sul possuem a mesma entonação (palavras chinesas tem esta dificuldade a mais)! Então fique ligado quando for fazer turismo para não se confundir e ao invés de ir para a Montanha Sagrada do Norte, ir para a do Sul, e vice-versa.
Ambas as montanhas chamam-se Héng Shān!

Héng Shān (恒山)

Grande Montanha do Norte (北岳)  está localizada na província de Shānxī (山西) e chega à 2.017 metros de altura.
Conhecida como Montanha Permanente, abriga o Mosteiro de Héng Shān em suas proximidades.
mosteiro heng shan china
Mosteiro em Héng Shān (Foto: WIkipedia)
Construído a 1.400 anos atrás, o Mosteiro possui características inusitadas, como as rochas que sustentam o edifício, parecendo que a montanha e a construção fazem parte de um único conjunto.

Héng Shān (衡山)

Grande Montanha do Sul (南岳) está localizada na província de Húnán (湖南).
O pico principal das montanhas eleva-se à 1.300 metros de altura.
hengshan china
                                                         Montanha Sagrada do Sul (Foto: TheNeon)
Conhecida como Montanha do Equilíbrio, abriga em seus arredores um templo construído na Dinastia Tang, ao sul da montanha, sendo o maior edifício antigo da região.
De acordo com a mitologia chinesa, as Cinco Grandes Montanhas tiveram origem no corpo de Pángǔ (盘古), o primeiro ser e criador do mundo.
Devido à sua localização oriental, a Montanha Sagrada Tài é associada ao nascer do Sol, significando nascimento e renovação, frequentemente vista como a mais sagrada das Cinco Montanhas.
A mitologia chinesa atribui a sua origem à cabeça de Pángǔ, enquanto a Montanha Sagrada Héng em Húnán teria vindo do braço direito de Pángǔ, a Montanha Sagrada Héng em Shānxī do braço esquerdo, a Montanha Sagrada Sōng do seu tronco, e a Montanha Sagrada Huà do seus pés.
Em escrituras e manuais dos antepassados, acredita-se que as Montanhas Sagradas da China e seus cumes elevados estão segurando os céus e são um caminho para ficar mais perto dos deuses.
As preces nas montanhas pelos monges e estudiosos datam de cerca de 100 a.C., antecedendo as formas organizadas do Taoísmo conhecido nos dias atuais. Ademais, tem-se relatos que estas atividades fazem parte da cultura chinesa por mais de 2.000 anos!
Resultado de imagem para montanha sagrada na china
Fonte: http://inroutes.com/montanhas-sagradas-da-china/

Nenhum comentário:

Postar um comentário