Digite aqui o assunto que busca

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Curiosidades sobre floração da cerejeira no Japão - Sakura

curiosidades sobre o sakura

Entre os fim de março e meados de abril, temos a oportunidade de presenciar um cenário simplesmente magnífico no Japão. É a época em que as cerejeiras ficam floridas e suas flores, conhecidas como SAKURÁ, tem um significado muito especial para o povo japonês. Que tal conhecer algumas curiosidades a respeito dessas belíssimas e icônicas flores? 


Osaka (2n) – Kyoto (2n) – Gero/Takayama (1n) – Hakone (1n) – Tokyo (3n)

O ano para os japoneses começa junto com a floração do sakurá


Japão também existe a máxima de que o ano literalmente começa após a floração do sakurá. Isso porque, apesar do Japão adotar o calendário gregoriano assim como o Brasil, o ano fiscal e letivo começa em meados de abril, coincidindo com a primavera e floração do sakura.

O dia do Sakura é 27 de março


Este dia foi escolhido em 1992 pelo Nihon Sakura no Kai (日本さくらの会), ou Associação do Sakura no Japão, por geralmente marcar o início da floração. Apesar de não ser um feriado nacional, esta data é muito esperada e comemorada pelo povo nipônico.

Sakura ilustra o verso da moeda de 100 ienes


Apesar de não ser considerada a flor nacional oficial, título concebido ao crisântemo, não há como negar que o sakurá é a flor mais icônica no Japão. Além de ilustrar muitos cartões postais da terra do Sol Nascente, o sakurá também está presente no verso de uma das moedas mais usadas no país, que é a de ¥ 100, enquanto que o crisântemo ilustra a moeda de ¥ 50 .

Cada fase da floração tem um nome específico


Há um nome específico para denominar cada estágio da floração. São sete estágios que começa a partir do botão até chegar na floração completa e consequentemente na sua queda. “Tsubomi” (つぼみ) por exemplo se refere ao botão. Já “sakihajime” (咲き始め) é quando os botões começam a florescer.
Os próximos estágios são “gobuzaki” (5分咲き) que significa 50% florida e “shichibuzaki” (7分咲き), que significa 70% florida. Já o estágio “Mankai” (満開) é quando as flores de cerejeira atingem plena floração. Este é o melhor momento para desfrutar o sakura. Uma vez que as pétalas começam a cair, é chamado de “chirihajime” (散り始め).
Por fim, as flores abrem caminho para o “hazakura” (葉桜), que são as folhas verdes frescas que aparecem após o período de floração.

A cerejeira mais antiga do Japão tem 2000 anos de idade.


Este sakura é chamado de Jindai Zakura (神代桜). Sua altura é 10.3m e a circunferência da raiz é de 13,5 m. Você pode vê-lo no templo de Jissou (実相寺) na província de Yamanashi. Segundo a lenda, a árvore foi plantada por Yamato Takeru-no-mikoto, antigo imperador japonês. Ela está incluída na lista das “100 melhores árvores no Japão”.

Há uma linha de trem que toca uma canção popular sobre sakura


Cada vez que um trem da linha Chuo line chega à estação de Musashi-Koganei, os alto-falantes da plataforma tocam a melodia “Sakura Sakura”, uma canção tradicional e folclórica japonesa. A canção foi escolhida porque o aqueduto de Tamagawa em Koganei era um ponto famoso de Hanami em 1889 e atraía muitos turistas incluindo o imperador Meiji e sua família.


Fonte: Japão em Foco


Nenhum comentário:

Postar um comentário