Digite aqui o assunto que busca

sexta-feira, 4 de maio de 2018

Diferenças Culturais entre o Brasil e o Japão

Resultado de imagem para brasil e japao

Existem muitas diferenças culturais entre o Brasil e o Japão. Essa distinção em tantas esferas faz com que muitas pessoas tenham curiosidade em relação à Terra do Sol Nascente.
Abaixo algumas diferenças mais impactantes em relação a esses dois países tão etnograficamente diferentes. Você sentirá vontade de conhecer esse país tão especial que é o Japão! 
Idioma
Um dos aspectos que mais chamam a atenção no Japão é o idioma. A língua oficial japonesa é o “Nihongô” e existem três tipos de escrita: Hiragana, Katakana e Kanji. Existem muitas diferenças entre o português e o japonês, a começar por suas estruturas gramaticais, o que faz com que muitas pessoas sintam dificuldades de aprender o nihongo.

 Andar com sapatos dentro de casa

No Japão, não é costume as pessoas entrarem em casa com os calçados. Estes são deixados na entrada das casas, em um local chamado “genkan”. Na verdade, dentro das residências, assim como em outros locais como empresas, colégios e hospitais, as pessoas costumam usar “suripa”, uma espécie de chinelo especial utilizado somente nessas situações.
Segundo os japoneses, tirar os sapatos antes de entrar dentro de casa auxilia não só na limpeza, como também na “higiene física” e “espiritual” do ambiente. Já no Brasil, não é comum encontrarmos pessoas que adotam esse hábito, salvo exceções, é claro.

Cumprimentos japoneses x brasileiro

Resultado de imagem para formas de cumprimentos no japão

No Brasil, temos o costume de cumprimentar as pessoas com aperto de mão ou beijinhos no rosto. Já no Japão, a forma mais usual de cumprimento é curvando-se. Essa prática é chamada de ojigi (お辞儀). Aliás, esse hábito se estende para diversas esferas além de uma simples saudação, incluindo pedidos de desculpas e agradecimentos.
Resultado de imagem para formas de cumprimentos no brasil
Esse costume está tão enraizado na cultura japonesa que é comum vermos os nativos curvando-se inclusive quando não estão cara a cara com o ouvinte, como ocorre quando estão conversando no telefone por exemplo.

 Talheres ocidentais x Hashi

Enquanto que no Brasil, usa-se talheres ocidentais, usados em boa parte do mundo, no Japão usa-se um par de hashis, algo comum em diversos outros países asiáticos como China, Coréia e Taiwan. Os alimentos, com exceção do macarrão, são cortados em tamanhos que podem ser facilmente segurados, dispensando o uso da faca e do garfo.
Existe uma série de etiquetas envolvendo o uso do hashi. Alguns deles são: Não deve-se cruzar um hashi sobre o outro e nem perfurar alimentos com ele. A comida também não deve ser passada de um hashi para outro, pois isso remete a uma prática que ocorre em funerais.

Trajes ocidentais x quimonos

No Brasil costuma-se usar roupas ocidentais no dia a dia, enquanto que no Japão ainda vemos com certa frequência, pessoas vestidas com trajes típicos do país, Esses trajes típicos são comumente chamados de quimono.
No entanto, existem diferenças entre eles. No verão, por exemplo, usa-se o “Yukata” em festividades, por ser confeccionado com um tecido mais leve. Já no inverno, os japoneses costumam usar o “Gofuku”, geralmente de seda e com bordados, especialmente em casamentos e cerimônias mais formais.
YUKATA - Feminino e Masculino
Resultado de imagem para yukata feminino Resultado de imagem para yukata masculino
Gofuku
Resultado de imagem para gofuku
Fonte: japaoemfoco.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário