Digite aqui o assunto que busca

quarta-feira, 6 de junho de 2018

Como a China identifica de seus novos talentos.

Gaokao - O que há de novo para a geração do novo milênio?
Entre os dias 7 e 9 do mês corrente, milhões de estudantes chineses, a maioria dos quais nascidos em 2000, vão realizar o vestibular nacional, em chinês “gaokao”. O exame é uma ferramenta importante do processo de seleção de talentos do país, tendo vindo a evoluir ao longo de 41 anos, desde sua restituição, em 1977.
Quais são então as mudanças mais recentes no exame que a Geração Z enfrentará este ano?
Mais candidatos, menos pontos bônus
Cerca de 9,75 milhões de candidatos serão esperados para o exame deste ano, 350 mil a mais que no ano passado, de acordo com o Ministério da Educação.
O ministério revelou em março que eliminaria algumas provisões preferenciais que concediam pontos de bônus à pontuação total de alguns alunos, como parte de um esforço de promover um processo de seleção mais justo e igualitário.
De acordo com o comunicado, não serão concedidos pontos de bônus por habilidades esportivas excecionais, prêmios em olimpíadas acadêmicas ou competições de ciência e tecnologia, nem aos chamados de "estudantes de excelência de nível provincial" ou galardoados com "atos justos e corajosos".
Até à data, os alunos com melhor desempenho em atletismo ou ciências recebiam até 20 pontos extra na sua classificação final, embora algumas províncias já tivessem cancelado tais provisões sob um aviso emitido pelo ministério há quatro anos atrás.
Reforma do processo de inscrição
O processo de inscrição será simplificado em muitos lugares este ano. As principais universidades serão combinadas na mesma rodada de matrículas que as restantes universidades para oferecer mais opções a diferentes alunos. Tianjin, Guangdong e Liaoning adotarão as reformas este ano, depois que a prática foi implementada em Shanghai, Zhejiang, Shandong e Hainan.
Novos cursos adaptados à era da tecnologia
Este ano existirá um total de 2.311 novas especializações, muitas das quais voltadas para a ciência e para a nova vaga das tecnologias— inteligência artificial e big data.
Cerca de 250 faculdades criarão cursos sobre "ciências de dados e tecnologias de big data" e cerca de 60 faculdades irão adicionar a "engenharia robótica" como uma nova especialidade.
A segurança do ciberespaço é também uma nova opção na seleção principal deste ano.

Proibição de publicitar as melhores notas


Nos últimos anos, a ênfase exagerada nas notas mais altas e nas maiores taxas de matrícula receberam críticas negativas. Este ano, o ministério realçou a sua postura de proibir tais práticas.
De acordo com um aviso publicado em seu site oficial, os infratores serão punidos. 
Fonte: Diário do Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário