O Templo Lama é um dos maiores e mais importantes templos budistas tibetanos do mundo. O complexo, que também segue o estilo arquitetônico da China Imperial, é formado por cinco prédios principais e várias galerias laterais. Originalmente, o local serviu como residência de um príncipe da dinastia Qing até ele tornar-se imperador. O templo é inteiramente decorado com imagens do Buda no seu interior, sendo que o maior deles mede 16 metros e é feito de uma única peça em madeira.
Imagem de Tsongkhapa no Templo Lama |
Figuras de animais que decoram o telhado do templo. Quanto mais importante a construção, maior era o número de figuras.
Mas Beijing não é apenas a cidade de espetaculares monumentos históricos, também é a cidade da comida de rua, das compras e dos mercados locais.
Além de shoppings modernos com lojas de grifes internacionais como o famoso Oriental Plaza, que fica localizado na principal rua de comércio de Beijing, a Wangfujing Dajie, o que mais chama atenção são os mercados locais. Nestes mercados, temos acesso a produtos típicos, antiguidades e artesanato, bem como podemos exercitar as técnicas chinesas de negociação.
Há vários mercados locais em Beijing e, um muito famoso é o de antiguidades, o Panjiayuan Market, e Hongqiao Market, que fica próximo ao Templo do Céu e que possui dois andares de lojas especializadas em pérolas.
O Panjiayuan Market, de antiguidades, é imperdível. Há peças chinesas de todos os tipos: esculturas, cerâmicas, bronzes, peças em jade, material para caligrafia, arte tibetana, bijuterias de enlouquecer, etc. ..
Vendedora montando um colar de pérolas na tradicional loja de pérolas Fanghua no Hongqiao Market.
Outro local muito charmoso é uma rua chamada Nanluogu Xiang, que fica em um Hutong. Nessa rua, muitas das antigas casas residenciais foram transformadas em boutiques, lojas de design, cafés e bares.
E falando em hutong, os hutongs são ruelas de bairros antigos da cidade, onde costumavam morar as famílias abastadas e funcionários do governo. Hoje, muitas dessas casas são do governo e várias famílias habitam uma mesma residência.
Embora tudo seja muito simples, dá para se ter uma boa idéia de como era a Beijing de antigamente e também de como vivem parte da população da cidade hoje em dia.
Nos hutongs, você pode contratar um riquixá e dar um passeio pelo bairro.
Vale a pena!
A comida é um capítulo a parte. Beijing é famosa por sua comida de rua. Ao lado da rua Wangfujing fica o Mercado Noturno, onde se pode provar uma infindável variedade de especialidades tradicionais chinesas.
Fonte: wp.clicrbs.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário