Viajar de trem pela China é uma experiência excelente! Além de ter opções com preços bastante em conta, você pode ver as lindas paisagens pela janela e até experimentar uma comida local a bordo.
Como comprar passagens
O método infalível é ir até a estação de trem e comprar seu bilhete, porém não espere que o atendente fale inglês. Apenas algumas estações têm guichê com funcionário que entende o idioma. Nesse caso, você verá uma placa indicativa. A dica é sempre copiar para um papel o nome do destino em chinês.
Na estação, eles vão pesquisar as passagens disponíveis e mostrar a tela para você selecionar o bilhete que deseja. Você só poderá pagar em dinheiro e, portanto, é preciso estar preparado. Outro ponto importante:em hipótese alguma eles vendem um bilhete sem passaporte, mesmo para viagens curtas. Por isso,sempre tenha seu documento original. Outros documentos de identificação, como identidade ou carteira de motorista, não são aceitos.
Como entender as informações do seu bilhete
Decifrar a data é a parte mais simples do processo. Ela será exibida no formato AAAA.MM.DD.
Ao chegar à estação, procure o número do
seu trem nos painéis informativos para saber qual será a plataforma de
embarque – mesmo processo dos aeroportos, ou seja, sem mistérios por
enquanto. Paraviagens de curta duração, o acesso a plataforma só será permitido cerca de 15 minutos antes. Sendo assim, encontre seu portão de embarque e aguarde. Se estiver em dúvida para onde deve seguir, saiba quesempre haverá algum funcionário ou guarda na plataforma. É só mostrar o bilhete que eles apontarão a direção em que seu vagão estará quando o trem chegar.
No trem, procure pelo número da sua poltrona. O funcionamento é semelhante ao dos ônibus locais: você verá facilmente se é janela, corredor ou assento do meio. No caso da suaacomodação
ser uma cama, o segundo dígito impresso no bilhete indicará o número da
sua cama e, para cada número, haverá duas ou três camas,dependendo da categoria que você escolheu. Para saber a posição da cama, use como guia o destaque da imagem abaixo.
Se você estiver em um trem que viaja por
toda a noite, um funcionário vai pedir seu ticket e, na sequência, te
entregará outro cartão, que deverá ser devolvido antes do final da
viagem. Pela manhã, ele te
acordará para avisar que a próxima parada é a sua – em geral, eles
avisam uma hora antes. É sempre bom checar online a hora prevista para
chegada do seu trem no destino final. Atrasos são bem raros, o que te
ajuda a ter certeza de que está no lugar certo.
Em trens normais, você sempre verá um letreiro digital com a próxima estação, cujo nome se alterna entre chinês e inglês.
Dicas importantes
1. Todos os trens têm água quente, então você pode comprar seus noodles e
preparar seu jantar lá mesmo. Se você pegar um trem de longa distância,
vai ver o pessoal comendo de tudo. Por isso, não se envergonhe e faça
seu lanchinho também.
2. As camas vêm com um edredom e travesseiro, ou seja, não se preocupe com o conforto. A temperatura também é bem controlada e você não vai passar frio.
3. Todos os vagões têm banheiro, mas nem sempre com papel higiênico – a menos que você esteja em uma categoria superior ou trens modernos. Sendo assim, se quiser mais “comodidade”, reserve um espaço na bolsa para esse item.
Fonte: mochilando.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário