São conhecidas como hutongs as ruelas que formam o centro antigo das cidades chinesas. Em Beijing ainda restam muitas ruas tradicionais.
Construídos durante as dinastias Yuan, Ming e Qing, os hutongs de Beijing estão repletos de residências localizadas em torno a um pátio quadrado onde os habitantes levam uma vida tradicional arraigada no passado.
A maioria das residências não possui banheiro, por isso é muito comum encontrar seus habitantes indo aos banheiros comunitários ou então lavando a roupa nas zonas comuns do bairro.
Nos hutongs, as crianças brincam alegremente enquanto os mais velhos se dedicam às suas tarefas cotidianas.
Algumas das coisas que mais costumam surpreender os turistas são os pequineses passeando de pijama e as crianças que, ao invés de usar uma fralda, usam uma calça com uma abertura.
Uma espécie em extinção
Infelizmente, com o passar do tempo, grande parte dos hutongs estão sendo demolidos para dar lugar a novas zonas residenciais e comerciais. Até o ano 2000 ainda se conservavam 4.500 ruas da antiga Beijing, mas grande parte delas foi destruída pelos planos de renovação da cidade devido aos Jogos Olímpicos de 2008.
Hutongs destacados
É agradável passear pelos hutongs da cidade ou pegar um rickshaw para fazer um passeio e ver “sem ser visto”. Essas são algumas das ruas mais interessantes:
- Hutongs de Jinsitao: Estas antigas ruelas mostram a Beijing mais tradicional, além do Templo de Jinghai e o Convento de Fengtai.
- Hutongs situados entre a Torre do Tambor e o Lago Shichahai: Agradáveis ruas afastadas dos ruídos de Beijing que transportam os turistas a tempos passados.
- Hutongs de Quianmen: Os hutongs Quianmen reúnem diferentes áreas comerciais, culturais e de lazer. Enquanto no norte os hutongs são largos e organizados, o sul tem ruelas mais estreitas e desorganizadas. Se destacam o Hutong de Jiuwan (o mais retorcido), o Hutong Qianshi (o mais estreito) e o Hutong Sanmiao (o mais antigo).
Fonte: tudosobrepequim.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário