Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Viagem para o Tibet - Turismo no teto do mundo

Tibet é um território que se encontra na cordilheira do Himalaia, sendo considerada região autônoma da China.
Resultado de imagem para tibet
É também a região mais alta do mundo, cuja altitude tem em média 4.900 metros, lar também da montanha mais alta do mundo, o Monte Everest.
Nesse território você encontrará templos, monastérios, uma cultura rica e um povo religioso e que leva muito a sério sua fé.

VISITAR LHASA

Lhasa é a capital do Tibet e cidade mais importante do país, sendo composta por prédios baixos, com tonalidades brancas, marrons e douradas, com uma arquitetura única e simples.
No topo das construções há bandeiras coloridas que dão à cidade uma diferente atmosfera.
Entre os lugares mais visitados de Lhasa estão o Palácio Potala, um grande complexo de edifícios interligados que se encontra no monte Marpo Ri, sendo composto por mais de mil salas e 200 mil imagens.                                     
Resultado de imagem para palacio potala
Palácio Potala

Ele foi construído em 635 para ser a morada do rei Sogtesen Gampo, sendo reconstruído em 1645 por Lozang, Gyats, o 5° Dalai Lama. Devido a confrontos e incêndios o palácio perdeu mais de 10 mil documentos históricos e obras de arte.
Hoje é um museu, do qual além de sua rica coleção pode se ter uma bela vista das montanhas e centro da cidade.
Beijing (3n) – Xian (2n) – Lhasa (3n) – Chengdu (1n) – Guilin (1n) – Shanghai (2n)

Outra construção importante é Johkang, o templo supremo do budismo tibetano (lamaísmo). Ele se encontra na praça Barkhor, no centro de Lhasa.
Resultado de imagem para Jokhang lhasa
Templo Johkang

Ele foi construído no século VII pelo rei Songtsan Gampo, primeiro rei budista do Tibet. Dentro do templo é possível ver uma antiga estátua de Sakyamuni, Sidarta Gautama o Buda, presenteada por uma das esposas do rei, uma princesa chinesa.
Beijing (3n) – Xian (2n) – Lhasa (3n) – Tsedang (1n) – Gyantse (1n) – Shigatse (1n) – Lhasa (1n) – 
Shanghai (2n)

Ver a imagem de origem
Um lugar interessante é o monastério Sera, considerado uma universidade para monges, onde se formaram milhares, dos quais hoje restam apenas algumas centenas. É nesse lugar que ocorre todos os dias às 15 horas um debate entre os monges budistas, em que os membros falam sobre a filosofia budista, trocando pensamentos sobre as escrituras.
No Monastério Drepung é possível ver a Roda de Oração, um cilindro feito de cobre, prata e ouro e que contém mantras (palavras sagradas), esculpidos ou escritos em papel. Os budistas acreditam que quando a roda é girada emite uma energia sutil, capaz de transmitir saúde, paz, equilíbrio e vitalidade para todos.
Resultado de imagem para Monastério Drepung Roda de Oração

CONHECER OUTRAS CIDADES DO TIBET

Além de Lhasa, o Tibet contém outras cidades encantadoras, onde você poderá conhecer mais sobre a cultura e história do lugar.
Gyantse se encontra a 250 km de Lhasa. Nela você poderá conhecer o Mosteiro de Pelkor Chode, o Pagode de Kumbum, um edifício de vários andares e que tem a forma de uma mandala de 108 lados, ele se encontra no Mosteiro Palcho, onde também é possível encontrar 112 capelas, das quais 23 podem ser visitadas, e um Forte construído há 500 anos.
Imagem do Mosteiro de Pelkor Chode, na cidade de Gyantse, no Tibet.
Xigatse é uma cidade bonita e muito importante no Tibet tanto a nível administrativo quanto religioso. Nela você encontrará o Mosteiro Tashilumpo, fundado em 1447, onde vivem cerca de 4 mil monges e tem uma estátua de Buda feita em ouro, cobre e bronze, de 26 metros de altura.
Resultado de imagem para Xigatse tibet
Foi nesse mosteiro que Panchen Lama permaneceu até sua morte em 1989, sendo um lugar importantíssimo de peregrinação entre os lamaístas.
Beijing (3n) – Xian (2n) – Xining (1n) – Trem (1n) – Lhasa (3n) – Shanghai (2n)

Outra cidade importante é Tsaparang, uma cidade de ruínas composta por um palácio e várias capelas. Dentre elas a capela branca é uma das mais importantes, contendo famosas pinturas dos séculos XV e XVI que representam a vida de Buda e a construção do Palácio de Potala.
Resultado de imagem para tsaparang tibet

A BELA PAISAGEM DO TIBET

Resultado de imagem para paisagens do tibet

Especialmente durante o verão é possível ver as belas paisagens do Tibet. Você pode observar os lindos lugares do território realizando passeios pelas passagens de suas montanhas.
Um passeio pitoresco passa por Nyalam, uma pequena vila, onde é possível seguir o rio Bhote Koshi e avistar um vale profundo composta por uma vasta vegetação e cascatas.
Resultado de imagem para nyalam tibet
Outra passagem famosa é a travessia que passa por Karoka Pass e Kambala Pass, onde é possível observar o belo lago Yamdrok.
Resultado de imagem para lago yamdrok tibet
A passagem da montanha Lalung La que fica a 5050 metros de altitude permite uma das melhores vistas da Cordilheira do Himalaia, sendo possível avistar os montes, Xixapangma, Makalu, Lhotse, Cho Oyo e Everest.
Beijing (3n) – Xian (2n) – Guilin (2n) – Lijiang (3n) – Dali (2n) – Kunming (1n) – Shanghai (2n)

Resultado de imagem para Cordilheira do Himalaia,

APRECIAR A CULTURA E HISTÓRIA DO TIBET

Em suas cidades e pontos turísticos você poderá ficar por dentro da cultura e história do Tibet, que é diferente de outros lugares do mundo, proporcionando uma incrível experiência.
E você pode vivenciar isso desde o primeiro momento. Um costume comum no lugar é ser presenteado com a tradicional Kha-Tag tibetana. Um amuleto branco, que segundo a crença lamaísta transmite sorte. Geralmente ele é dado pelo guia turístico que recebe os visitantes, como um presente de boas-vindas.
Ver a imagem de origem
Mas há amuletos de mais 4 cores: vermelho, verde, azul e amarelo, que com o branco formam as cinco cores místicas, sendo que cada uma tem um significado em sua cultura.

Beijing (3n) – Xian (2n) – Dunhuang (1n) – Turpan (2n) – Urumqi (2n) – Shanghai (2n)


ADMIRAR A FÉ DOS TIBETANOS

Os tibetanos são um povo pacífico e que segundo seu budismo prega sobre a paz e a harmonia com o meio ambiente.
Em vários momentos do dia é possível observar os lamaístas se dirigindo aos templos e monastérios para praticar sua fé.
FAZER COMPRAS
Tibet também é um ótimo lugar para fazer compras, sendo que você encontrará tapetes de qualidade e outros artigos que você não encontra em outros lugares no mundo.
O território é cheio de mercados a céu aberto, como o que se encontra na praça Barkhor, na cidade de Lhasa.
Imagem relacionada
Nele é possível encontrar uma grande variedade de produtos e ainda você pode pechinchar, podendo economizar muito em suas compras.
Na cidade e em outras você encontra mais mercados, sendo possível comprar produtos artesanais e especiarias.
Fonte: viajantesdeprimeiraviagem.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário