Uma outra maravilha da engenharia foi concluída e o troféu vai para a China novamente. Anunciada como a ponte marítima mais longa do mundo, conectando Hong Kong, Macau e a China continental, os apoiadores a chamam de uma maravilha da engenharia. Os críticos, por outro lado, chamam o megaprojeto de infraestrutura politicamente dirigido e um caro elefante branco.
A construção da ponte levaria 8 anos ligando Hong Kong, continente Zhuhai e Macau (HKZMB).
Os principais trabalhos na ponte incluíam uma ponte principal de 22,9 quilômetros de comprimento, um túnel submarino de 6,7 quilômetros de comprimento e ilhas artificiais fora da ponte - considerada a parte mais desafiadora do projeto. A ponte reduzirá o tempo de viagem entre Hong Kong e Zhuhai de 4 horas para apenas 30 minutos , integrando ainda mais as cidades no Delta do Rio das Pérolas.
Mas esta não é uma ponte comum como as outras. Toneladas de know-how tecnológico foram colocadas na infraestrutura. A extensão em forma de Y incorpora a mais recente tecnologia e design de engenharia, permitindo que as estruturas suportem um terremoto de magnitude 8 , um super tufão ou uma greve por um navio de carga pesando 300.000 toneladas.
Projetada para durar pelo menos 120 anos , a ponte é realmente muito forte. As ilhas artificiais construídas nas extremidades do túnel marítimo são reforçadas por 120 gigantes cilindros de aço, cada um com 73,8 pés de diâmetro e 180 pés de altura, equivalente à altura de um prédio de 18 andares. Cada cilindro pesa 550 toneladas, aproximadamente o mesmo peso que um Airbus A380 - o maior jato de passageiros do mundo.
A seção principal da ponte fornecerá uma via expressa dupla de três pistas para lidar com tráfego de até 100 km / h. A largura total da ponte é de 108,6 pés, com dois túneis de 46,7 pés e uma folga vertical de 16,7 pés. Um total de 400.000 toneladas de aço foi usado no projeto, o equivalente a 60 vezes o aço usado para construir a Torre Eiffel.
De uma ilha artificial perto do Aeroporto Internacional de Hong Kong, a estrutura segue para oeste, para outra ilha artificial na costa leste de Macau - uma distância de 55 quilômetros - 20 vezes a extensão da Ponte Golden Gate, em São Francisco. Embora oficialmente chamado de ponte, na verdade é uma série de pontes e túneis que cruzam o estuário do Rio das Pérolas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário