Alguns Costumes Chineses Interessantes
Os chineses são, em geral, muito amáveis, humildes, calmos, supersticiosos e trabalhadores. Raramente dizem não. Ao cumprimentarem-se, não se beijam nem se abraçam, pois são muito discretos.
Branco na China é a cor da morte. Vermelho é a cor da sorte.
Os chineses não costumam aceitas gorjetas.
O algarismo 4 é parecido com o ideograma da morte. Números terminados em quatro não são populares na China. O 8, entretanto, lembra a sorte.
A China é uma das mais antigas civilizações do mundo. Estudos arqueológicos indicam o vale da rio Amarelo (Huang He) como o berço da civilização chinesa. A primeira dinastia histórica foi a de Shang, por volta do século 17 aC. Possuíam um sistema de escrita e um calendário. Seguiu-se a dinastia Zhou que dominou do século 11 aC até o século 3 aC. Tinha sua capital em Hao, perto da cidade de Xi'an e foi a mais longa das dinastias. O confucionismo foi fundado nesta época. Após um longo período de conflitos, Qinshihuang estabeleceu a dinastia Qin (ou Chin), em 221 aC, a primeira autocracia feudal e da qual deriva-se o nome China. Seus governantes unificaram a nação.
A China tem sido uma nação de forte tradição cultural por milênios, com destaque em artes, filosofia e ciências. Complexa na sua diversidade geográfica e rigorosa ao lidar com questões políticas e sociais.
O país mais populoso do planeta, e o quarto maior em tamanho (Brasil é o quinto). Nas últimas três décadas a economia chinesa cresce em passos largos e já é a segunda potência econômica mundial.
A Cidade Proibida, um bem preservado complexo arquitetônico do antigo palácio imperial em Beijing, com 72 hectares. Foi o centro do poder da China por cinco séculos (1416-1911). Um patrimônio da humanidade na lista da Unesco (foto NOAA).
Fonte: GuiaGeo/China
Nenhum comentário:
Postar um comentário