Como qualquer outro país, o Japão possui suas tradições para a celebração do Ano Novo. Pode-se até dizer que seja o maior evento comemorativo do ano, com uma rica tradição de costumes, decoração e comida. Além disso, para começar o ano com o pé direito, o povo japonês acerca-se de inúmeras superstições e rituais.
Dentre essas tradições e rituais podemos citar o Hatsumode, que nada mais é do que a primeira visita a um Santuário durante o Ano Novo (初 诣).No dia 31 de dezembro à meia-noite, o Ano Novo é recebido pelo Japão com 108 badaladas à partir dos sinos dos Templos Budistas em uma cerimônia chamada como Joya no Kane.
Nos templos é comum as pessoas comprarem o Omikuji , uma espécie de oráculo, onde ficam espalhados em uma caixa e que são escolhidos aleatoriamente. Nesse papel vem escrito a sorte da pessoa que escolheu. Existem 12 diferentes destinos possíveis disponíveis, variando do muito bom a muito ruim.
Otoshidama é uma tradição de Ano Novo que as crianças adoram, elas recebem dinheiro dos pais e parentes, dentro dos tradicionais “envelopes decorados“, conhecidos também como “pochibukuro” ou “Goshugi bukuro”.
No Japão, faz parte da tradição, praticar Osouji e Susuharai, ou seja, fazer uma verdadeira faxina em casas, santuários ou empresas. Para o povo japonês, é primordial começar o Ano novo com tudo limpo, afinal, limpeza lembra purificação e esse processo muitas vezes se inicia com um mês de antecedência.
Fonte: japaoemfoco.com/ano-novo-no-japao
Nenhum comentário:
Postar um comentário