Digite aqui o assunto que busca

quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

Como negociar com os chineses

Que a China está cada vez sendo mais visada quando o objetivo é realizar bons negócios, já não é bem uma novidade. 
Sendo os principais parceiros estrangeiros dos brasileiros quando o assunto é comércio, fechar um bom acordo com os chineses é praticamente um sinônimo de sucesso. 
Mas o que você pode – e deve! – fazer para aumentar suas chances de negócios com os chineses

Aumentar as Chances de Negócios com os Chineses? “Guanxi”!

Resultado de imagem para Guanxi
Guanxi” (关系) é a palavra chinesa utilizada para apontar a rede de relacionamentos entre as pessoas, baseada na confiança. Indica uma forma de demonstração de responsabilidade para com o outro; a reciprocidade entre as pessoas em suas relações, formulando, assim, uma conexão de benefícios mútuos entre ambas as partes. E, no gigante asiático, um bom “guanxi” é essencial para quem deseja aumentar as chances de negócios com os chineses.

O que Evitar? “Mianzi”!

Resultado de imagem para mianzi“Mianzi” (面子)  é uma expressão que não possui uma tradução exata para qualquer outro idioma, mas é  importantíssima na hora de se realizar negócios com os chineses. Aqui, traduziremos como “face” ou “rosto”; seria uma expressão cujo significado seria “perder a face” ou “perder o rosto”-  sendo utilizadas para fazer referência a uma situação de perda de moral, de prestígio, de respeito ou credibilidade diante de outras pessoas. Por isso, é tão importante que situações assim nunca aconteçam e que essa expressão fique bem longe de seus relacionamentos com os chineses.
Fatores que causariam a “perda de rosto” seriam: chamar a atenção para erros de uma pessoa, confrontá-la, demonstrar raiva (principalmente em público). Assim,  essas são atitudes que devem ser fortemente evitadas se você deseja aumentar suas chances de negócios com os chineses.

Encontro de Negócios com os Chineses

Chegou o momento de um encontro ou reunião de negócios com chineses? E agora, como se portar?
negocios na china

Nesse momento decisivo, algumas dicas de etiqueta e aspectos culturais chineses são essenciais para quem deseja aumentar as chances de negócios com os chineses. É preciso se atentar a determinados fatores, tendo em vista as diferenças de posturas e significados quando comparados à cultura brasileira, por exemplo. Nessas ocasiões, portanto, é muito importante que você se atente a determinadas regras.

1. Pontualidade

Primeiramente, atente-se ao local e horário de seu encontro de negócios para chegar com antecedência. É extremamente necessário que seja pontual, já que atrasos são vistos como sinal de desrespeito pela cultura chinesa. Não “perca a face” logo no início de sua reunião : se programe!

2. Cumprimento

Chegou ao local no horário combinado? Então, agora, cumprimente com um aperto de mão, evitando contatos físicos em demasia ou muito efusivos. Inclinar a cabeça um pouco à frente, representa sinal de respeito.
Resultado de imagem para como os chineses se cumprimentam

Se possível, tente realizar também um cumprimento em mandarim. O idioma oficial chinês é elaborado por cerca de 60 mil idiogramas diferentes, com uma série de conceitos e entonações que podem confundir muitos que não estão familiarizados com a língua. Para se negociar com os chineses, mesmo que não conheça o mandarim, procure pesquisar sobre expressões básicas, como um cumprimento e agradecimento. Essa atitude será vista com muita simpatia pelos chineses.
Além disso, nunca levante os dedos em riste, caso precise apontar em alguma direção, gesticule utilizando a palma da mão para cima.

3. Cartão de Visitas

Resultado de imagem para cumprimento chines
Na China, o cartão de visitas é um instrumento de trabalho que descreve quem você é.  E o momento de troca entre eles deve ser realizado de maneira muito respeitosa. Você deve entregar seu cartão com as duas mãos, com seu nome voltado à pessoa que o recebe. Da mesma forma, ao receber o cartão de outra pessoa, pegue-o também com as duas mãos, leia atentamente seu conteúdo e somente depois o guarde cuidadosamente, evitando colocá-lo nos bolsos da calça.

4. Presentes: um Costume Chinês

Na China, é bastante comum a troca de presentes em reuniões de negócios ou visitas. É uma forma de demonstrar agradecimento e interesse em estabelecer um bom “guanxi”. No caso de existir apenas um presente para um grupo com mais pessoas, atente-se para entregá-lo àquela que detém o cargo mais superior da delegação. Normalmente, os presentes recebidos não são abertos no mesmo momento, a não ser que a pessoa que o presenteou lhe solicite para fazê-lo. Mas caso esteja curioso, você pode abrir o presente após pedir permissão.
Resultado de imagem para presentear um chines
Os chineses são bastante supersticiosos, então procure evitar presentes como relógios, objetos pretos e brancos (que podem ser muito associados à morte ou a funerais), materiais que contêm ou têm o formato do número 4 (o som do 4 é muito parecido com o a palavra “morte” e por isso é visto como um número de azar), além de tesouras e objetos cortantes (que significam que você quer cortar relações com o presenteado).

Resultado de imagem para presentear um chines


Por outro lado, o
número 8 é considerado como o que traz sorte na China e os papeis de embrulhos preferidos são os nas cores vermelha e dourada. Artesanatos do país de origem e livros podem ser boas opções para se presentear seus parceiros de negócios chineses.


7. Despedidas

No momento de se despedir, é muito comum o pedido de uma foto em grupo. Prepare-se para fazer o mesmo, pois é considerado um sinal de que deseja guardar recordações do encontro. Por fim, acompanhe os empresários chineses até a saída ou veículo, virando as costas apenas quando eles já tiverem partido.
Atente-se a essas regras e costumes e com certeza você causará boas impressões a seus parceiros do gigante asiático. Seguindo essas dicas, você conseguirá aumentar os negócios com os chineses e poderá garantir uma parceria duradoura e de sucesso na China!
Fonte: chinalinktrading.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário