Digite aqui o assunto que busca

sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

Fique de olho nos feriados chineses de 2019

Resultado de imagem para feriados na china 2019A China é conhecida no mundo do trabalho por não dar muito tempo de férias aos seus trabalhadores. Engana-se, porém, quem acha que os chineses não aproveitam os feriados para descansar e ver a família. Este artigo tem como finalidade apresentar os principais feriados chineses de 2019.


O Ano Novo Chinês é o principal feriado do paí

O Ano Novo ocidental e o Chinês


Embora o Ano Novo Chinês seja bem mais comemorado do que o Ano Novo ocidental, o dia 01 de janeiro é feriado nacional na China, em que escolas e a maioria do comércio não funcionam.

As tradicionais e milenares celebrações do Ano Novo Chinês (春节, Chūnjié), também chamado de Festival da Primavera, são certamente as mais importantes para os chineses. A semana de comemoração do Ano Novo Chinês é uma das duas Golden Week ou “Semana Dourada”, que o governo chinês sancionou. Durante a Golden Week, os chineses costumam receber uma semana de folga e muitos procuram, especialmente no Ano Novo Chinês viajar para comemorar com a família, ocasionando o maior deslocamento de pessoas do mundo! Neste ano, as celebrações, que seguem o calendário lunar chinês, vão dos dias 04 a 10 de fevereiro. Segundo a tradição, 2019 será o Ano do Porco, de acordo com o zodíaco chinês!

Resultado de imagem para feriados na china 2019
Chineses celebrando o festival das Lanternas

O Festival das Lanternas (元宵节, yuánxiāo jié) também é uma outra data tradicionalmente comemorada pelos chineses e simboliza o fim das comemorações do Ano Novo chinês. Essa data tem esse nome porque à noite, as crianças costumam sair pelas ruas carregando lanternas de papel e os soltam, simbolizando que as coisas passadas são deixadas para trás assim como a lanterna flutua até o céu. A data não é considerada como feriado nacional, sendo que o comércio costuma abrir. Neste ano, o festival cai no dia 19 de fevereiro.

O Dia Internacional da Mulher e o Festival do Dragão

Em 2019, coincidentemente estas duas datas caem no mesmo dia, 8 de março. O Dia Internacional da Mulher é um dia especial para as mulheres, na qual elas ganham meio dia de folga. Já o Festival do Dragão (中和节 ou 龙抬头, Zhōng hé jié ou Lóng Táitóu) tem a sua origem na China Antiga, onde o dragão era considerado como uma divindade que trazia as chuvas, tão importantes para a agricultura. Embora uma data tradicional, não é um feriado.

feriados chineses
                                               O Dragão é considerado uma divindade na mitologia chinesa

Qingming

O Qingming (清明) é considerado o Dia de Finados chinês. É um feriado nacional, cujas celebrações tem origens budistas. Nesse dia, que em 2019 cai em 05 de abril, os chineses costumam ir aos cemitérios fazer a limpeza dos túmulos e prestar homenagens a seus antepassados, oferecendo incenso, comida e chá e ao mesmo tempo, pedir bênçãos para a sua família. Segundo historiadores, o Qingming, que traduzindo do mandarim significa “brilho puro”, é uma data comemorada há pelo menos 2.500 anos.

Qingming
                                                 O Qingming é o equivalente chinês ao nosso Dia de Finados.


O Dia dos Trabalhadores e o Festival do Barco do Dragão

Assim como no Brasil, o 01° de maio também é um feriado nacional na China. Já o Festival do Barco do Dragão (端午节, Duānwǔ jié) também é feriado, muito ligado à mitologia chinesa, no qual o dragão é considerado uma divindade. Nesse dia, são tradicionais as corridas de barcos em forma de dragão, que tem origem numa antiga lenda chinesa, no qual um importante poeta, diante da sua cidade estar sendo sitiada por um exército inimigo, comete suicídio afogando-se num rio. Por ser uma pessoa muito estimada, algumas haviam tentado salvá-lo com barcos, daí a origem das corridas. Também é tradicional comer zonzi (粽子), bolinhos de arroz glutinoso recheados e envoltos em folhas de bambu. Em 2019, o feriado cai no dia 07 de junho.

                                            A corridas de barco em forma de dragão são tradicionais na China



O Festival de meio de outono

Uma das datas mais tradicionais chinesas, perdendo apenas para o Ano Novo chinês, o Festival de Meio de Outono ( 中秋節, Zhōngqiū Jié), que também é chamado de Festival da Lua. Como a maioria das datas comemorativas chinesas, esse feriado tem origens antigas, de mais de 2000 mil anos, quando nessa época do ano os agricultores se reuniam para agradecer e celebrar as colheitas, especialmente do arroz. Também é uma data para agradecer à Lua, considerada uma divindade na mitologia chinesa. É por isso que um dos pratos principais, o yuèbing (月饼), que traduzido do mandarim significa bolinho da lua. Isso deve ao formato redondo do bolinho, o qual é recheado pasta de feijão vermelho ou de semente de lótus, e pode conter uma gema de ovo de pata. Geralmente é consumido com chá. Em 2019, o feriado cai no dia 13 de setembro.

                                     Os bolinhos da lua não podem faltar no Festival do Meio de Outono

O Dia Nacional da China

Celebrado todo ano no dia 01 de outubro, o Dia Nacional da China marca o início da segunda “Golden Week”, quando os chineses tiram uma semana de folga. Esse feriado marca o aniversário da fundação da República Popular da China e as suas celebrações incluem fogos de artifício e paradas militares.

Feriados chineses 2019
                                                                Celebrações do Dia Nacional da China.

Natal

O Natal, por ser uma data comemorativa cristã, não é um feriado nacional na China, onde apenas uma pequena parcela da sua população pertence à essa religião. Todavia, por efeitos da globalização e ocidentalização, não é incomum ver algumas árvores de Natal ou vitrines em grandes cidades. Nesse dia, as lojas e empresas costumam abrir normalmente.

                                                                      O Natal não é feriado na China


Fonte: www.chinalinktrading.com/blog/feriados-chineses-2019/









Nenhum comentário:

Postar um comentário