Digite aqui o assunto que busca

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

As montanhas do filme Avatar - Parque Florestal Nacional de Zhangjiajie


Visit China/Divulgação
Passarela de vidro com 100 metros de extensão é uma das sensações da Tianmen Mountain (foto: Visit China/Divulgação)

Picos de arenito, milhares deles, flutuam sobre o tapete branco, que se arma e desarma ao sabor do vento. Se, num piscar de olhos, a vegetação espetada nas pontas atrevidas das finas formações de arenito perdem-se no horizonte assombrado por nuvens ariscas, no minuto seguinte uma rajada de luz varre o céu. A exuberância da floresta de pináculos – torres de pedra coroadas de vegetação e aves que se elevam a até 200 metros – emerge de vales, margeando lagos.


Bem-vindo ao Parque Florestal Nacional de Zhangjiajie, que significa “Reduto da família Zhang”, referência à fuga do general Zhang Liang, no século 3 a.C., de uma perseguição engendrada pelo imperador Liu Bang, da dinastia Han (206 a.C. a 24 d.C.). Trata-se de uma das três reservas nacionais que compõem o complexo de Wulingyuan, na província de Hunan, China Central. As duas outras que integram o triângulo de ouro do complexo são a Suoxiyu Nature e a Tianzi Mountain Nature. Desde 1992, Wulingyuan, que se estende por quase 250 quilômetros quadrados, foi reconhecido pela Unesco como patrimônio mundial.


Blog Lugares Fantásticos/Reprodução da internet
Estrada tem 99 curvas que serpenteiam e abraçam a montanha de Tianmen (foto: Blog Lugares Fantásticos/Reprodução da internet)

As paisagens de Zhangjiajie são muito peculiares, formadas a partir de sublevantamentos geológicos, que trouxeram à tona sedimentos pré-históricos fossilizados há 400 milhões de anos do leito marinho. O que se observa são grandes montanhas de arenito de quartzo, erodidas verticalmente por chuvas ácidas ao longo dos últimos 2 milhões de anos, levando ao seu colapso e à formação de picos alongados. Quase como magia, mais de 3.100 elegantes e longas torres brotam de vales profundos e entrelaçam-se nessa exótica paisagem, com grandes cachoeiras, cascatas e lagos que, progressivamente, criaram cerca de 40 cavernas e túneis interligados, com luzes e cores quase sobrenaturais.

Resultado de imagem para mirante do zhangjiajie

Espécimes de fauna e flora, não mais vistos em nenhum lugar do mundo, se estabeleceram na região, que foi “apresentada” ao mundo ocidental depois de servir de inspiração para a concepção das Montanhas Aleluia de Pandora, do blockbuster Avatar. O universo do planeta utópico realmente veio de Zhangjiajie, mas, dificilmente, as sensações que o filme nos provoca podem se comparar à forte impressão gerada pelo ineditismo dos cenários da região.

Na região Norte do complexo, do topo da Montanha Tianzi – a mais alta da região, com 1.262 metros acima do nível do mar –, estão os cenários mais belos de Wulingyuan, mas também os mais difíceis de ser avistados. A neblina esfumaça frequentemente o horizonte, deixando à vista as sombras de milhares de agulhas rochosas. 


Imagem relacionada
 Onde ir:

Complexo Natural de Wulingyuan, integrado pelo Parque Florestal Nacional de Zhangjiajie, Suoxiyu Nature Reserve e a Tianzi Mountain Nature Reserve. Província de Hunan, China Central. Está localizada a 32 quilômetros da cidade de Zhangjiajie.
A paisagem chinesa de ‘Avatar’

Pontos altos:

» Bailong Heavenly Ladder Elevator o levará à área cênica de Yuanjiajie, situada ao Norte do Zhangjiajie National Park. As montanhas flutuantes e seus picos estão na mesma altura da plataforma de observação.

» Tianzi Mountain reúne quatro maravilhas: o mar de nuvens, o resplendor do luar, os raios solares e a neve no inverno, construindo as paisagens mais magníficas do Complexo de Wulingyuan.

» Yellow Dragon Cave, na Reserva Natural Suoxiyu, foi considerada por especialistas da Unesco a mais bonita caverna do mundo. Tem área de 100 mil metros quadrados (m²), profundidade de 7,6 quilômetros e altura de 140 metros, dois rios subterrâneos, quatro cachoeiras e 13 cavernas calcárias de estalactites e estalagmites. 
A “Agulha Mágica” e a “Cadeira do rei Dragão” são monumentos naturais muito procurados.

Bertha Maakaroun/EM/D.A Press
                  Trajeto de sete quilômetros por teleférico é o ponto alto do passeio a Tianmen Mountain 
                                                         (foto: Bertha Maakaroun/EM/D.A Press)

Nessa viagem suspensa, os cenários evoluem de plácidas planícies a picos que se elevam e se amontoam, pairando sobre colchões de nuvens. No balançar do trajeto vislumbra-se a Estrada do Céu (Heaven Linking Avenue ou Tongtian Highway) em toda a beleza de suas 99 curvas, que, por 11 quilômetros, serpenteiam e abraçam a montanha de Tianmen. Ao topo, passarelas de vidro de 100 metros de extensão agarram-se nos paredões da montanha, pairando sobre o precipício. Denominada Coiling Dragon Cliff Skywalk, é referência à espetacular panorâmica dessa incrível estrada do dragão, também opção em ziguezague, por terra, para a ascensão ao topo.



Fonte: uai.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário