Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de maio de 2019

Cultura na China - As milenares virtudes chinesas

Existem algumas coisas que são sagradas para os chineses: as chamadas virtudes tradicionais. 
Resultado de imagem para virtudes tradicionais na china
Essas virtudes foram construídas através dos séculos e são à base dos códigos de moral da sociedade, determinando as regras e ultrapassando os limites do progresso e das inovações tecnológicas. As virtudes são cinco:
Resultado de imagem para virtudes tradicionais na china– Virtude Filial respeitar e cuidar dos pais idosos são obrigações natas para o chinês. Eles acreditam que só quem pratica essa virtude pode ser considerado honesto, fiel, grato e que reconhece toda a dedicação recebida dos pais.
– Respeito pelo idoso e amor pelos jovens – essa virtude sempre foi considerada uma responsabilidade social e uma norma de comportamento. Desde o período de Estado de Guerra (475 AC/222 AC), foi pregado que cada um deve respeitar os idosos como se fossem seus pais e amar os jovens como se fossem seus próprios filhos. Quem desrespeitasse essa norma, não só seria criticado publicamente, como também punido pela lei. Mesmo com todo o desenvolvimento da China moderna, esse código continua como um dos principais pilares da moral chinesa. A lei diz claramente que todo cidadão chinês tem a obrigação de amparar seus pais e seus filhos. Eles acreditam que essa virtude é a base da harmonia familiar e a estabilidade da sociedade.
Resultado de imagem para virtudes tradicionais na china
Resultado de imagem para virtudes tradicionais na china– Respeito aos professores e valorização da Educação – Descartando o período da Revolução Cultural, a educação sempre foi valorizada na China. A sabedoria, o conhecimento e a aprendizagem eram tesouros impossíveis de mensurar. Em consequência dessa atitude, o professor era visto como um sábio, admirado pelos comuns e pelos nobres. Um acadêmico sempre estaria no topo da sociedade, independente de suas posses materiais. E nos últimos 25 anos, o esforço para o resgate desses valores não tem sido em vão.

– Três amigos no Inverno – simbolizada pelo bambu, pinheiro e a cerejeira, Song Zhu Mei ( 松竹梅), que florescem no inverno e que são adoradas pelos chineses por causa da capacidade delas passarem por essa estação como três amigos que nutrem a mesma ideia de dar boas vindas à primavera, após vencerem esse duro período. Essa é a razão do nome, bem poético, diga-se de passagem, para essa virtude que simboliza o caráter nobre e a persistência que os chineses buscam como exemplo de vida. Gravuras com os ‘três amigos’ são estampadas em qualquer objetivo ou peça de vestuário. Cada planta possui seu significado – pinheiro-longevidade; bambu-segurança e prosperidade; cerejeira-boas novas. Juntas simbolizam a perseverança, integridade e modéstia.
Resultado de imagem para virtudes tradicionais na china
– Integridade e credibilidade – que significa justiça. A palavra torna-se verdadeira através da ação, mantendo sua palavra e nunca trapaceando o outro. ‘Ser sempre verdadeiro no que diz e resoluto no que faz’ – foi uma das máximas transmitidas desde a antiguidade através das gerações, que dava ao povo chinês a fama de serem íntegros e manterem sua palavra; fama que foi honrada por séculos. Antigamente era costume se dizer aos que entravam num comercio: ‘produtos originais por preços justos, igualmente honestos para clientes idosos ou crianças. ’, que mostrava a honestidade nos negócios.
Resultado de imagem para virtudes tradicionais na china
Fonte: chinanaminhavida.com / fotos: Interne


Nenhum comentário:

Postar um comentário