Pesquisar este blog

sexta-feira, 7 de junho de 2019

Turismo na Cidade Proibida e Praça da Paz Celestial

Imagem relacionada

Beijing (3n)

A Cidade proibida, que hoje em dia é conhecida como “Palácio Museu”, é o coração e o centro absoluto da capital Chinesa, e é na verdade um complexo de praças, parques, templos, palácios e casas, construídos no comecinho do século XV e que durante cerca de 500 anos foi a residência oficial dos Imperadores Chineses.

Resultado de imagem para leoes da praça tiananmen

 

E é justamente dai que surgiu o nome popular de ser uma “cidade proibida”: a entrada, e sequer aproximação das muralhas do palácio a pessoas não autorizadas (O Imperador e sua família, funcionários especiais e políticos aprovados pelo Imperador) era punida, sendo classificado como o pior crime que alguém poderia cometer na China.

E o complexo é mesmo uma cidade dentro da cidade, e algumas das traduções literais do nome dado ao complexo nos dialetos Chineses fazem justamente referencia a uma “cidade em camadas”, ou “cidade interna”.


Beijing (3n) – Hangzhou (2n) – Suzhou (1n) – Shanghai (2n)



A entrada principal, pelo Portão do Céu, na famosa Praça Tiananmen (ou a Praça da Paz Celestial), que é outra atração a parte!

Muitos das estruturas dentro da Cidade original foram destruídos na revolução, mas a grande maioria ainda esta lá, inteirinha, formando a maior coleção de estruturas de madeira da China – que assim como no Palácio de verão, são super interessantes, extremamente trabalhadas e geralmente sustentadas por bambus ou troncos de madeira – ha 500 anos!

E a estrutura da Cidade ainda é a mesma, composta pelo circulo externo, onde ficavam os palácios oficias do governo e templos, e o circulo interno, onde ficavam os aposentos da família Imperial.

Logo o primeiro portão que vemos é a Portão da Harmonia Suprema, numa praça aberta enorme, que logo de cara dá aquele imagem inconfundível de onde você esta no mundo!

Todos os prédios e estruturas são nomeados de acordo com seu significado, e cada um tem um sentido específico e toda uma simbologia Budista.




Mas o portão é apenas a porta de entrada para a área principal, a Galeria da Suprema Harmonia, que era o principal templo cerimonial de poder Imperial, e até hoje é a maior estrutura de madeira da China!
Beijing (3n) – Xian (2n) – Shanghai (2n) – Guilin (2n)





E foi ali que Imperadores foram coroados, casaram, celebraram vitórias e conquistas, onde há um trono e um dos pouquíssimos prédios dentro da Cidade Proibida onde é possível ver o interior do templo – infelizmente quase todos os outros são fechados ao publico, então o passeio pela Cidade Proibida é muito mais um passeio pelos jardins e galerias, do que um “museu” propriamente dito.




 

Mas o bom mesmo é entender sobre todo simbolismo do lugar, e como tudo ali dentro tem uma cor, um tamanho, uma altura (por exemplo, alguns templos ficam em cima de “plataformas” de pedra, acessíveis por degraus, enquanto outros estão “no chão”), a posição em relação ao nascer e pôr do sol ou a direção da montanha ou da água.

Por exemplo, as cores. O Amarelo é a cor simbólica do poder imperial, então quase todos os telhados são pintados em amarelo, pois os telhados eram as únicas partes da cidade visíveis ao mundo exterior.


A Cidade Proibida deixou de ser a sede oficial do Governo Chines em 1912, que marcou a queda do ultimo Imperador (e sua Dinastia), fechando os  quase 1.000 anos de Imperialismo Chines e 500 anos de Cidade Proibida.


E foi justamente ao fechar o capítulo do Imperialismo que a China trocou os palácios da Cidade Proibida como seu principal simbolo e apresentou o mundo a Praça da Paz Celestial, a terceira maior praça publica do mundo.
Foi ali na Praça da Paz Celestial que a República Popular da China foi proclamada em 1949. Durante as duas desadas seguintes, o novo governo popular Chines considerou destruir a Cidade Proibida, derrubar as muralhas, delapidar os palácios e transformar o espaço em um parque popular.
 
Mas por sorte, nenhum desses projetos saiu do papel, e hoje em dia temos um museu a céu aberto incrível praticamente intacto!
Imagem relacionada

Fonte: drieverywhere.net


Nenhum comentário:

Postar um comentário