De longe a mais longa e mais amplamente usada no mundo, a vasta rede de alta velocidade da China deverá crescer ainda mais no futuro próximo. Com mais de 3.200 km de construção de alta velocidade planejada, a rede em breve alcançará um comprimento total superior a 30.000 km. Aqui está uma olhada em como tudo começou e os marcos mais significativos que a rede alcançou nos últimos 20 anos.
1997 – 2007: Planos e obras iniciais do trem de alta velocidade
No final da década de 1990, a China estava enfrentando um enorme aumento nas demandas por capacidade, o que a obrigou a investir para tornar sua rede de transporte mais rápida e eficiente.
As primeiras melhorias em sua infraestrutura ferroviária começaram em 1997 e foram realizadas ao longo de um período de dez anos, durante o qual diferentes seções da rede existente – e os trens que rodavam sobre elas – foram acelerados para atingirem uma velocidade máxima de 160 km/h. Em 2007, os primeiros trens interurbanos de alta velocidade foram lançados nas pistas melhoradas.
2007 – 2008: Inaugurada a primeira ferrovia de alta velocidade
Primeira linha de trem de alta velocidade, com 117 km de extensão, ligando Pequim a Tianjin, foi inaugurada no dia 1 de agosto de 2008, e os trens viajam a uma velocidade máxima de 350 km/h.
Com as demandas de capacidade ainda longe de serem atendidas, o governo chinês continuou seus planos de mudar para trens alta velocidade em todo o país.
Como resultado, a primeira ferrovia de alta velocidade da China foi oficialmente inaugurada em agosto de 2008. Conectando a capital Pequim e a cidade de Tianjin em cerca de 30 minutos, a linha ainda está em uso e pode atingir uma velocidade máxima de 350 km/h.
2008 – 2013: Xangai-Wuhan-Chengdu
Um ano marcante na história do sistema de transporte da China, o ano de 2008 também viu a inauguração do primeiro trecho da linha Xangai-Wuhan-Chengdu, entre as partes leste e oeste do país.
Tendo aberto uma parte em 2008, a linha foi concluída em 2013 e reduziu o tempo de viagem em 20 horas e criou uma ligação sólida entre o Delta do Rio Yangtze e o leste e centro-sul da China.
Tempos de viagem
2008 – 2017: Qingdao-Taiyuan
Outra linha que vai de leste a oeste, a rede de Qingdao-Taiyuan foi lançada em 2017 com a inauguração da linha de Shijiazhuang-Jinan. Relativamente curta em comparação com outras rotas existentes, 915 km de extensão, o Qingdao-Taiyuan vai da cidade costeira de Qingdao a Taiyuan, a sudoeste de Pequim. O governo está agora considerando estendê-lo para Yinchuan.
2009 – 2013: Hangzhou-Fuzhou-Shenzhen
A rota Xangai-Fuzhou-Shenzhen se estende de norte a sul (1.745 km) ao longo da costa leste da China, permitindo conexões mais rápidas entre dois principais rios, o Yangtze e a Pérola, em menos de onze horas.
A parte final da linha, que vai de Xangai e Hangzhou, ainda está em construção, já que o governo planeja uma expansão adicional para outros grandes centros localizados perto da costa.
2009 – 2018: Pequim – Hong Kong
A ferrovia de alta velocidade mais longa do mundo (2.439 km), a linha Pequim-Hong Kong conecta os dois centros mais importantes da China em menos de dez horas e foi finalmente inaugurada em setembro de 2018.
Particularmente digna de menção é a classe dos trens-bala Vibrating Express, que foi inaugurada em 2018, com trajeto entre Hong Kong e a cidade de Guangzhou, a terceira maior do país, em menos de 50 minutos.
2010 – 2016: Xangai-Kunming
Uma notável peça de engenharia e eficiência, a linha Xangai-Kunming abrange desde a costa leste e Xangai até várias cidades do sudoeste. Trens rodando em seus trilhos de 2.200 km passam em frente a algumas das paisagens mais impressionantes que a China tem para oferecer, fazendo do Shanghai-Kunming ser uma das rotas mais bonitas do país.
Embora a última parte das pistas tenha sido inaugurada em 2016, o governo está planejando estender ainda mais a ferrovia para o sul, criando uma conexão de alta velocidade entre a China, o Laos e outros países do sudeste asiático.
2010 – 2017: Xuzhou-Lanzhou
Tendo sido concluído apenas dois anos atrás, os trabalhos na linha Xuzhou-Lanzhou (1.363 km) podem reiniciar em breve como parte dos planos do governo de estendê-lo para o leste até Lianyungang. Alguns trens de alta velocidade que funcionam nesta linha também estão viajando agora de sua extremidade ocidental, Lanzhou, para a parte noroeste da China e a região de Xinjiang. Uma vez expandida em direção a Lianyungang, será uma das mais longas linhas que cruzam o país de leste a oeste.
2011 – 2012: Pequim – Xangai
Uma das linhas mais movimentadas de toda a rede, o Beijing – Shanghai (1.318 km) conecta os dois hubs em seis horas. No sexto aniversário de sua inauguração, em 2017, foi anunciado que havia atendido 630 milhões de passageiros desde 2011.
2012 – 2019: Pequim-Harbin
Os trens de alta velocidade nesta linha recém-concluída partem de Pequim para o centro de Harbin (1.700 km) em sete horas, enquanto uma segunda parte da rota liga Harbin à cidade portuária de Dalian, na península de Liaodong, em menos de cinco horas.
Planos Futuros
A China planeja gastar 3,5 trilhões de yuans (US $ 503 bilhões) até 2020 na expansão de seu sistema ferroviário que fará com que a rede ferroviária de alta velocidade cresça para 30.000 quilômetros, segundo relatórios recentes que divulgados por um Conselho de Estado, o Briefing Of Information Office em Pequim.
Fonte: brasilisnet.com
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