Digite aqui o assunto que busca

quarta-feira, 11 de setembro de 2019

A evolução da rede ferroviária de alta velocidade da China.



De longe a mais longa e mais amplamente usada no mundo, a vasta rede de alta velocidade da China deverá crescer ainda mais no futuro próximo. Com mais de 3.200 km de construção de alta velocidade planejada, a rede em breve alcançará um comprimento total superior a 30.000 km. Aqui está uma olhada em como tudo começou e os marcos mais significativos que a rede alcançou nos últimos 20 anos.


1997 – 2007: Planos e obras iniciais do trem de alta velocidade
No final da década de 1990, a China estava enfrentando um enorme aumento nas demandas por capacidade, o que a obrigou a investir para tornar sua rede de transporte mais rápida e eficiente.
As primeiras melhorias em sua infraestrutura ferroviária começaram em 1997 e foram realizadas ao longo de um período de dez anos, durante o qual diferentes seções da rede existente – e os trens que rodavam sobre elas – foram acelerados para atingirem uma velocidade máxima de 160 km/h. Em 2007, os primeiros trens interurbanos de alta velocidade foram lançados nas pistas melhoradas.

Resultado de imagem para rede ferroviaria na china
2007 – 2008: Inaugurada a primeira ferrovia de alta velocidade
Primeira linha de trem de alta velocidade, com 117 km de extensão, ligando Pequim a Tianjin, foi inaugurada no dia 1 de agosto de 2008, e os trens viajam a uma velocidade máxima de 350 km/h.

Com as demandas de capacidade ainda longe de serem atendidas, o governo chinês continuou seus planos de mudar para trens alta velocidade em todo o país.

Como resultado, a primeira ferrovia de alta velocidade da China foi oficialmente inaugurada em agosto de 2008. Conectando a capital Pequim e a cidade de Tianjin em cerca de 30 minutos, a linha ainda está em uso e pode atingir uma velocidade máxima de 350 km/h.
2008 – 2013: Xangai-Wuhan-Chengdu
Um ano marcante na história do sistema de transporte da China, o ano de 2008 também viu a inauguração do primeiro trecho da linha Xangai-Wuhan-Chengdu, entre as partes leste e oeste do país.

Resultado de imagem para rede ferroviaria na china
Tendo aberto uma parte em 2008, a linha foi concluída em 2013 e reduziu o tempo de viagem em 20 horas e criou uma ligação sólida entre o Delta do Rio Yangtze e o leste e centro-sul da China.
Tempos de viagem
  • Xangai-Wuhan (835 km): 5 horas.
  • Wuhan-Yichang (325 km): 2 horas.
  • Yichang-Chongqing (590 km): 4 horas.
  • Chongqing-Chengdu (315 km): 2 horas.
2008 – 2017: Qingdao-Taiyuan
Outra linha que vai de leste a oeste, a rede de Qingdao-Taiyuan foi lançada em 2017 com a inauguração da linha de Shijiazhuang-Jinan. Relativamente curta em comparação com outras rotas existentes, 915 km de extensão, o Qingdao-Taiyuan vai da cidade costeira de Qingdao a Taiyuan, a sudoeste de Pequim. O governo está agora considerando estendê-lo para Yinchuan.
2009 – 2013: Hangzhou-Fuzhou-Shenzhen
Resultado de imagem para rede ferroviaria na china
A rota Xangai-Fuzhou-Shenzhen se estende de norte a sul (1.745 km) ao longo da costa leste da China, permitindo conexões mais rápidas entre dois principais rios, o Yangtze e a Pérola, em menos de onze horas.
A parte final da linha, que vai de Xangai e Hangzhou, ainda está em construção, já que o governo planeja uma expansão adicional para outros grandes centros localizados perto da costa.
2009 – 2018: Pequim – Hong Kong
A ferrovia de alta velocidade mais longa do mundo (2.439 km), a linha Pequim-Hong Kong conecta os dois centros mais importantes da China em menos de dez horas e foi finalmente inaugurada em setembro de 2018.


Resultado de imagem para rede ferroviaria em hong kong na china
Particularmente digna de menção é a classe dos trens-bala Vibrating Express, que foi inaugurada em 2018, com trajeto entre Hong Kong e a cidade de Guangzhou, a terceira maior do país, em menos de 50 minutos.


Imagem relacionada
2010 – 2016: Xangai-Kunming
Uma notável peça de engenharia e eficiência, a linha Xangai-Kunming abrange desde a costa leste e Xangai até várias cidades do sudoeste. Trens rodando em seus trilhos de 2.200 km passam em frente a algumas das paisagens mais impressionantes que a China tem para oferecer, fazendo do Shanghai-Kunming ser uma das rotas mais bonitas do país.
Embora a última parte das pistas tenha sido inaugurada em 2016, o governo está planejando estender ainda mais a ferrovia para o sul, criando uma conexão de alta velocidade entre a China, o Laos e outros países do sudeste asiático.
2010 – 2017: Xuzhou-Lanzhou
Tendo sido concluído apenas dois anos atrás, os trabalhos na linha Xuzhou-Lanzhou (1.363 km) podem reiniciar em breve como parte dos planos do governo de estendê-lo para o leste até Lianyungang. Alguns trens de alta velocidade que funcionam nesta linha também estão viajando agora de sua extremidade ocidental, Lanzhou, para a parte noroeste da China e a região de Xinjiang. Uma vez expandida em direção a Lianyungang, será uma das mais longas linhas que cruzam o país de leste a oeste.

Resultado de imagem para trens-bala na china
2011 – 2012: Pequim – Xangai
Uma das linhas mais movimentadas de toda a rede, o Beijing – Shanghai (1.318 km) conecta os dois hubs em seis horas. No sexto aniversário de sua inauguração, em 2017, foi anunciado que havia atendido 630 milhões de passageiros desde 2011.


Resultado de imagem para trens-bala na china
2012 – 2019: Pequim-Harbin
Os trens de alta velocidade nesta linha recém-concluída partem de Pequim para o centro de Harbin (1.700 km) em sete horas, enquanto uma segunda parte da rota liga Harbin à cidade portuária de Dalian, na península de Liaodong, em menos de cinco horas.


Resultado de imagem para trens-bala na china
Planos Futuros
A China planeja gastar 3,5 trilhões de yuans (US $ 503 bilhões) até 2020 na expansão de seu sistema ferroviário que fará com que a rede ferroviária de alta velocidade cresça para 30.000 quilômetros, segundo relatórios recentes que divulgados por um Conselho de Estado, o Briefing Of Information Office em Pequim.


Resultado de imagem para trens-bala na china
Fonte: brasilisnet.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário