HISTÓRIA
O antigo Sonho Chinês
O primeiro registro da frase se deu no período em que a Dinastia Song (960-1279) foi subjugada pelo povo mongol. Os Mongóis, comandados por Genghis Khan e depois por Kublai Khan, ocuparam o país em 1279. Antes disso, os mongóis já tinham conquistado o Norte da China, acabando com a dinastia Jin em 1234.
Zheng Sixiao (1241 – 1318), um artista patriota que viveu durante o período em que a Dinastia Song foi derrotada, escreveu sobre os eventos se referindo à decadência da China e clamando por um “Sonho Chinês”. A partir disso surgiram várias ideias voltadas à salvação da China e também uma enorme variedade de situações em que a frase foi utilizada. No entanto, alguns historiadores dizem que outros períodos também levaram à necessidade de lembrar da ideia de “renascimento chinês”. Outros chineses, ao longo de períodos que antecederam a Dinastia Song, também expressavam a necessidade de recuperação de crises e de restabelecimento de um posto de liderança internacional, mas o faziam usando outras palavras.
A ideia de um renascimento chinês foi novamente popularizada por líderes políticos e intelectuais ao longo do último século. Hoje, está normalmente associada ao atual presidente chinês e secretário-geral do Partido Comunista da China, Xi Jinping.
Ilustração que representa o Sonho Chinês e a liderança de Xi Jinping |
O novo Sonho Chinês
Xi mencionou pela primeira vez o termo “o Sonho Chinês” durante sua visita a uma exposição no Museu Nacional da China em novembro de 2012, pouco depois de se tornar líder do Partido Comunista Chinês. Xi disse que o Sonho Chinês é o grande rejuvenescimento da nação chinesa.
Então, em 2013 Xi detalhou seus pensamentos sobre o Sonho Chinês em seu primeiro discurso público como o recém-eleito presidente da China. “O Sonho Chinês é o sonho de toda a nação, assim como de todos os indivíduos”, disse ele. “O sonho chinês, afinal de contas, é o sonho do povo (…) Devemos perceber isso de perto dependendo das pessoas, e devemos incessantemente trazer benefícios para as pessoas”.
De acordo com as palavras de Xi Jinping,
“O Sonho Chinês, acima de tudo, é o sonho do povo. Nós devemos realizá-lo dependendo proximamente das pessoas. Nós devemos incessantemente trazer benefícios para o povo.Realizar o grande renascimento da nação chinesa é o grande sonho da nação chinesa na história moderna.”
CAMPANHA PUBLICITÁRIA
Anúncio publicitário do Sonho Chinês em Pequim
Depois do famoso discurso de Xi, o Sonho Chinês entrou no discurso diário do governo e da população graças, em grande parte, às campanhas publicitárias do governo. Havia, no momento, inúmeros discursos, concursos, competições de redação, conferências acadêmicas e programas de TV que tinham o Sonho Chinês como tema central. Se houvesse um concurso para a frase chinesa mais popular em 2013, “Sonhos Chinês” provavelmente teria ganho.
Além da publicidade nacional, há outras razões pelas quais o Sonho Chinês se tornou uma expressão familiar. É muito menos vago do que os Pensamentos de Mao Zedong, as Teorias de Deng Xiaoping, as Três Representações de Jiang Zemin ou a Sociedade Harmoniosa de Hu Jintao; é um termo que pode ser entendido por qualquer chinês. Além disso, quem não tem sonhos? Assim, facilmente ressoa com o povo chinês. Finalmente, Xi prometeu realizar o sonho dependendo das pessoas e trazendo mais benefícios para elas. Dessa forma, o sonho de Xi, pelo menos em sua forma retórica, é um sonho pelo povo, do povo e para o povo.
Os presidentes chineses costumam possuir frases que utilizam como slogan. Essas frases servem para representar a face do governo e um fator fundamental através do qual as características que o definem virão. Esses slogans são frequentemente vistos como alguma coisa que define seu objetivo e sua tentativa de deixar registrada uma página gloriosa na história. De maneira similar, aqui, no Brasil, nós tivemos as frases “Brasil, um país de todos” e “Brasil, pátria educadora”, que eram os slogans dos governos petistas e, hoje, “Pátria Amada Brasil". E nos EUA, com Obama, o slogan era “Yes, We Can” e agora, com Trump, “Make America Great Again”.
O ex-presidente Jiang Zemin tinha a “Teoria das Três Representações”; o outro ex-presidente, antecessor de Xi, Hu Jintao, tinha as frases “Sociedade Harmoniosa” e “Conceito científico de Desenvolvimento”; agora, Xi Jinping utiliza as frases “Sonho Chinês” e “Renascimento Chinês”.
O que as propagandas do Sonho Chinês representam?
Os cartazes de propaganda têm uma longa tradição na República Popular da China, começando com pôsteres nos anos 50 que celebravam a Revolução. Os pôsteres do Sonho Chinês mantêm essa tradição. A diferença é que, enquanto os antigos cartazes se baseavam em valores comunistas, os novos os substituem por valores vindos de tradições chinesas pré-comunistas – recorrendo à arte folclórica tradicional, como recortes de papel, xilogravuras e estatuetas de barro para ilustrar suas mensagens. Esta é uma redefinição da visão do Estado de uma utopia marxista para uma nação confucionista, centrada na família, definida por uma vida tranquila de respeito aos idosos e com perspectiva de economizar para o futuro.
A arte dos cartazes é realizada por instituições de arte folclórica bem conhecidas, como as oficinas de impressão de blocos de madeira de Yangliuqing, as pinturas de Wuyang e as obras do artista Feng Zikai. Quase toda a arte usada nos cartazes, com suas representações de roupas e símbolos tradicionais, antigamente era rejeitada pelo governo revolucionário porque era pertencente ao passado pré-comunista da China. Agora, essas tradições estéticas são um baluarte que legitima a política chinesa contemporânea e tem reflexos na agenda do governo.
Fonte: China Vistos
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário