As inspiradoras paisagens chinesas parecem ter saído de uma obra de arte, principalmente as dos seus parques. Um em especial serviu até como referência para o filme Avatar, o Parque Nacional Florestal Zhangjiajie, mas não podemos nos esquecer do seu grande legado para a humanidade. Foi da China que vieram à bússola, o macarrão, o papel, entre outras maravilhas. E o país caminha a passos largos rumo ao futuro.
Beijing, por exemplo, possui áreas ultramodernas, como o Parque Olímpico, com arquitetura clássica dos hutongs e a esplêndida Cidade Proibida. Um pouco mais afastado da cidade irá encontrar os caminhos da Grande Muralha, obra do monarca Qin Shi Huang. A tumba do famoso monarca está em Xi’an, protegida pelo exército de terracota, ainda, é possível ver nesta região, a Cidade Murada, as Torres do Tambor e templos memoráveis. Ao sul do país você verá as belíssimas montanhas de Karst que estão situadas na região de Guilin. O lugar é uma obra de arte a céu aberto que com certeza vai te inspirar. Já em Shanghai é possível ver bem como a China está se desenvolvendo, mas sem deixar de lado a sua identidade como poderá ver no histórico Bund. Cenário de inúmeros filmes de Kung-Fu, a cidade Hong Kong é outro destino que tem muito pra te oferecer. Por lá o que não faltam são atrações e é, também, onde poderá saborear pratos magníficos da cozinha cantonesa, como os deliciosos dim-sums.
• Geografia
Situada a leste do continente asiático e a oeste do oceano pacífico, o país é o terceiro maior em extensão territorial do planeta. Tem cerca de 2.900 ilhas costeiras, sendo a maior delas a Ilha Taiwan. Faz fronteira a sul com o Vietnã, Laos, Myanmar, Índia, Nepal e Paquistão, a oeste com o Afeganistão, Tadjiquistão, Quirguistão e Cazaquistão, a norte com a Rússia e com a Mongólia e a leste com a Coreia do Norte.
Devido a sua dimensão territorial, o cenário paisagístico apresenta uma grande variedade de paisagens e climas. A oeste, por exemplo, você vai encontrar as cordilheiras e vastos planaltos, onde estão também os desertos de Gobi e Teklamakan. Ao longo do mar da China Meridional verá cadeias montanhosas, presentes também na região sul, e a oeste, vai se deparar com as belíssimas planícies chinesas.
• Temperatura
A maioria do território chinês tem o clima continental com quatro estações bem definidas. Na primavera, por exemplo, a temperatura é agradável com chuvas ocasionais. O verão é muito quente e úmido. No outono, os dias são ensolarados e frescos. Já o inverno é rigoroso com temperaturas abaixo de zero grau.
• Idioma
O idioma oficial no país é o mandarim, porém em algumas cidades falam outros dialetos. Em Hong Kong, por exemplo, é o cantonês. Já o inglês as pessoas quase não entendem, sendo apenas nos estabelecimentos preparados para o turismo que você não vai encontrar dificuldade para se comunicar.
• Fuso
A diferença é de +11 horas em relação ao horário de Brasília.
• Dinheiro
A moeda oficial é o Yuan (¥) ou Chinese Yuan (CNY). As pessoas também costumam usar a denominação Renminbi (RMB), que significa ‘dinheiro do povo’. No comércio de rua você ainda pode ouvir kuài. Não se assuste, pois é tudo a mesma coisa, são apenas formas diferentes de falar.
E atenção, apesar de ser a moeda utilizada no continente, ela não é aceita nas cidades de Hong Kong e Macau, onde a moeda oficial é o Dólar de Hong Kong.
• Gorjetas
Não é um costume dar gorjeta na China. Em cidades mais afastadas, é uma ofensa, então, nem ofereça.
• Segurança
Você pode andar pelas ruas das cidades sem se preocupar. O país é extremamente seguro, mas sempre vale o alerta para ficar de olho em seus pertences ao andar por locais de muito movimento.
• Compras
Você pode até voltar da China sem visitar uma ou outra atração, mas retornar sem comprar ao menos uma coisinha, eu duvido!
Shanghai tem lojas a perder de vista. East Nanjing, por exemplo, é um verdadeiro parque de diversão para quem curte fazer umas comprinhas. Nessa região tem lojas famosas como Forever 21, Zara, H&M, Sephora, uma loja enorme da M&M’s, entre outras.
Outro destino para compras é Hong Kong. E os “points” mais badalados são Causeway Bay, Tsim Sha Tsui e Mongkok. Você encontrará lojas conceituadas... É quase impossível sair de mãos abanando dessas regiões.
• Duty Free
Fazer aquelas comprinhas básicas na volta pra casa é lei! E sem dúvida você vai encontrar algo especial, como as fantásticas estátuas em miniatura do exército de Terracota, ou então, as extraordinárias bonecas de cerâmica chinesa, com seus ricos detalhes que beiram à perfeição.
• Dirigir
Infelizmente não é possível alugar um automóvel. Qualquer estrangeiro em visita a China não pode dirigir, mesmo com a carteira internacional de habilitação. Então, nem se arrisque!
Fonte: tgkturismo
Nenhum comentário:
Postar um comentário