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sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Instituto de Engenharia na China em visita à Barragem das Três Gargantas: uma gigantesca obra de engenharia

Tendo a China como principal parceiro comercial do país, o Instituto de Engenharia tem por objetivo ser o catalizador da cooperação entre a mais alta tecnologia da engenharia chinesa com a engenharia brasileira.   
O foco neste momento é no programa de INFRAESTRUTURA LOGISTICA que Brasil necessita dar o grande salto. Para isto, a China que fez seu pilar de desenvolvimento investindo nas grandes obras e que tem interesse em parceria para atuar no Brasil, manifestou no último encontro dos BRICS Brasília a disponibilidade de USD 100 bilhões da China no NBD para aplicar na infraestrutura do Brasil.
 
Recebemos confirmação do CTG-China Three Gorges Corporation Company, gestora do Complexo Three Gorges Dam do Rio Yangtse na China, a nos receber na VISITA TÉCNICA ESPECIAL em 17 de Abril de 2020 para reunião técnica mostrando suas instalações de geração, navegação, eclusa e elevador de barcos (CTG adquiriu em 2016 a operação das hidroelétrica de Jupiá e Ilha Solteira).

Com base nesta visita principal, montamos o roteiro de viagem contemplando NOVA CHINA e CHINA ANTIGA, sua história, economia, cultura e completando visitas às grandes obras de infraestrutura tais como Aeroporto Internacional Daxing de Beijing, Porto de Contêineres de Shanghai, Trem de Alta Velocidade Maglev e a Ponte Hong Kong/Macau/Zhuhai.

Nosso roteiro abaixo está limitado a 40 passageiros e solicitamos 
confirmar adesão até 30/01/2020.
 
PROGRAMA DE VISITAS TÉCNICAS
 
11APR – SÃO PAULO
Comparecer às 22:00 no Aeroporto de Guarulhos para check in no balcão da Emirates (Terminal 3)
 
12APR – SÃO PAULO / DUBAI (conexão)     [EMIRATES EK262 01:25 – 22:55]
 
13APR – DUBAI (conexão) / BEIJING            [EMIRATES EK306 03:55 – 15:25]
Chegada a Beijing, traslado ao hotel.
 
14APR – BEIJING
Café da manhã. Excursões à Grande Muralha, maior obra da humanidade, única vista pela lua. Almoço incluso.
 
15APR – BEIJING
Café da manhã (buffet). Durante esse dia visitaremos o Palácio Imperial, conhecido como “Cidade Proibida”, a Praça Tian An Men, uma das maiores do mundo, e o Palácio de Verão, casa de veraneio dos imperadores da Dinastia Qing. Almoço incluso.
 
16APR – BEIJING / YICHANG
Café da manhã. *Visita Técnica (agendamento técnico por conta do IE): Aeroporto Internacional Daxing de Beijing e Estação de Trem Bala de Beijing. À tarde, traslado ao aeroporto para embarque no voo CA1823 17:05-19:35 (único voo direto) com destino a Yichang. Chegada a Yichang, traslado ao hotel.
 
17APR – YICHANG
Café da manhã. *Visita Técnica (agendamento técnico por conta do IE): Barragem e Eclusa das Três Gargantas.
 
18APR – YICHANG / SHANGHAI
Café da manhã. Pela manhã, traslado ao aeroporto para embarque no voo FM9366 10:40-12:30 (único voo direto) com destino a Shanghai. Chegada a Shanghai, traslado ao hotel. À tarde, *Visita Técnica (agendamento técnico por conta do IE): Centro de Controle da Estação de Maglev e andar de Maglev.
 
19APR – SHANGHAI
Café da manhã. *Visita Técnica (agendamento técnico por conta do IE): Visita ao Porto de Containers de Shanghai, Armazém e Alfandegária.
 
20APR – SHANGHAI
Café da manhã. Um dia de tour que inclui a visita de Jardim Yuyuan, magnífico jardim construído em 1557 por um oficial da cidade chamado Yu, o Templo de Buda de Jade, o Bund (Calçadão da Cidade), um dos lugares mais espetaculares da cidade onde se encontram as construções mais emblemáticas da cidade, Centro de Exibição de Planejamento Urbano de Shanghai e subida no prédio Shanghai World Financial Center, mais alto de Shanghai.
 
21APR – SHANGHAI
Café da manhã. Pela manhã, *Visita Técnica (agendamento técnico por conta do IE): Estação de Trem Bala de Shanghai. Traslado ao aeroporto. Fim dos serviços.
 
22APR – SHANGHAI / DUBAI (conexão)        [EMIRATES EK303 00:05 – 04:55]
               DUBAI (conexão) / SÃO PAULO       [EMIRATES EK261 09:05 – 17:00]
 
Contato: 
Sokan:+55 11 3292-9247
sokan@chinatur.com.br

Tecnicamente, é uma tecnologia antiga. Agora, porém, o princípio de Arquimedes com dois mil anos foi aplicado a uma escala gigantesca. 
A BARRAGEM DAS TRÊS GARGANTAS - Foi concluída em 2012 após 18 anos de construção. A maior central hidro eléctrica do mundo aumentou o tráfego econômico a montante do rio, mas fez deslocar pelo menos 1,3 milhões de pessoas e originou alterações ecológicas significativas.
A Barragem das Três Gargantas, uma infra-estrutura monumental chinesa no rio Yangtzé, é um dos maiores projetos de engenharia do mundo. Inaugurado no final de 2016, o novo elevador de navios é uma balança hidráulica que eleva e baixa embarcações, permitindo-lhes atravessar a barragem. 

Beijing (3n) – Xian (2n) – Cruzeiro (3n) – Shanghai (2n)

O princípio de Arquimedes é simples: o peso de um objeto flutuante é igual ao peso da massa que desloca. Ou seja, duas câmaras idênticas cheias com a mesma quantidade de água, equilibram-se numa balança. Adiciona-se um objeto, neste caso uma embarcação, a uma delas e deixa-se sair uma massa correspondente de água, recuperando o equilíbrio. 
COMO FUNCIONA: 1 - Entrada no elevador: os navios entram na câmara que tem 2.650 metros de profundidade e uma extensão de 18 metros. A câmara pode conter embarcações com peso máximo de três mil toneladas. 2 - A elevação da câmara: a câmara foi construída com betão armado e está suspensa por 256 cabos fixos a contrapesos. Quando os contrapesos descem, a câmara sobe. 3 - Saída do elevadorno topo, o volume da câmara fica nivelado com o volume de água do sector mais alto da barragem. Um portão de aço abre-se e a embarcação abandona a câmara. 4 - Contrapesos: pode ser acrescentada, ou retirada, água às câmaras para ajudar a subida ou a descida. A gravidade funciona como a principal fonte de energia do elevador, e os motores eléctricos são usados para assegurar a estabilidade e segurança. 5 - Segurançaa câmara é acompanhada na subida e na descida por quatro parafusos estáticos – as hastes rotativas de bloqueio. Em caso de acidente, os parafusos, que funcionam em trilhos em forma de rosca, ficam bloqueados e a câmara imobiliza-se.


  

Este sistema foi desenhado para acomodar navios com peso máximo de três mil toneladas. A barragem  abriu inicialmente com um sistema de comportas semelhantes às do canal do Panamá. 

O novo elevador faz subir e descer navios com recurso a cabos, uma eclusa, motores e a gravidade. Contrapesos de cimento e água mantêm o sistema em equilíbrio.
A empresa Chine Three Gorges, responsável pelo desenho do elevador com apoio de engenheiros alemães, espera vários benefícios: menos consumo de energia, aumento da capacidade dos navios, crescimento do tráfego de passageiros, menores emissões de carbono e ainda menos dispêndio de tempo. A travessia que em tempos demorava três a quatro horas demora agora apenas 40 minutos.


EFEITOS DO TRÁFEGO - O tráfego de carga através das eclusas cresceu mais rápido do que o previsto depois da abertura em 2003, enquanto o tráfego de passageiros diminuiu. Outros projetos recentes de infra-estruturas oferecem rotas mais rápidas para os trabalhadores migrantes através desta região.

Fonte: nationalgeographic.sapo.pt



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